Portugal
Jonas: o melhor avançado de Jesus. E há um segredo
2018-01-15 18:00:00
Gaúcho, ex-avançado de Jesus, explicou qual é o segredo.

Um jornalista lançou a ideia, Jorge Jesus deu-lhe corda e o Bancada conclui: se a média de golos por jogo e a votação dos leitores mandarem, Jonas é o melhor avançado que já passou pelas mãos de Jesus. Mas por pouco, dado que a luta com Bas Dost é taco a taco e, se nos limitarmos aos jogos da Liga, Dost até tem registo melhor.

O motivo para os avançados de Jesus marcarem muitos golos é a qualidade individual, claro, mas há outro segredo, que desvendamos mais à frente, com a ajuda de Gaúcho, avançado que fez bastantes golos com Jesus, no Estrela da Amadora. 

Após o jogo com o Aves, Jesus disse, sem rodeios, que Bas Dost não é o melhor avançado que já treinou. "Claro que não", disparou, antes de sugerir, sem dizer nomes, outros que treinou no passado. Fomos ver que outros jogadores poderiam lutar por este posto. No Benfica, houve Jonas, Cardozo, Lima ou até Saviola – parco em golos, mas que sempre recebeu elogios de Jesus. Mas fomos mais longe: lembra-se de Dady, Gaúcho, Lewis? Nós lembramos-lhe. 

Com base nestes números, Jonas, com 0,88 golos por jogo, fica um pouco acima de Dost que, em 2016/17, conseguiu uma marca quase igual: 0,86 golos por jogo. Nesta temporada, o holandês leva uma média de 0,8 golos por jogo. 

Nota para o facto de Jonas ter feito apenas uma temporada com Jesus, algo que pode enviesar os números, e para o facto de Óscar Cardozo ter sido o avançado que mais temporadas consecutivas fez com Jesus: quatro.

"Jesus é um chato positivo" 

A seguir ao jogo com o Aves, Jesus disse também que os avançados, com ele, marcam sempre muitos golos, seja Bas Dost ou outro qualquer. De facto, o treinador tem razão. O seu avançado titular costuma marcar muitos golos, com exceção da segunda temporada do técnico no Belenenses e da temporada na União de Leiria (golos muito divididos). 

Mas há um segredo para isto. Ao Bancada, Eric Gaúcho, jogador de Jesus, no Estrela da Amadora, diz que o técnico "é um chato positivo" e explica o 'truque': "Nos treinos, quando o avançado está na posição errada, ele pára o treino para corrigir" 

No jogo, há outro segredo. "Nunca mais me esqueci de uma frase que ele dizia sempre: a equipa tem de trabalhar para o ponta-de-lança", recorda Gaúcho, acrescentando a sua análise: "De facto, os avançados das equipas dele estão sempre a receber a bola".

Leitores escolhem Jonas

Pedimos aos leitores que dissessem quem é, afinal, o melhor avançado que passou pelas mãos de Jorge Jesus. Jonas ganhou, mas não de goleada: Dost surge muito perto e Cardozo também não ficou mal colocado. 

Jonas: 33,3%
Bas Dost: 25,6%
Cardozo: 17,9%
Slimani: 10,3%
Saviola: 10,3%
Lewis: 2,6%
Dady: 0%
Lima: 0%
Gaúcho: 0%
Meyong: 0%