Portugal
João Pedro: tapado no Palmeiras, uma lesão grave e o ímpeto de atacar
2018-06-05 21:35:00
O reforço apontado ao FC Porto nunca conseguiu afirmar-se no Verdão; em 2015, foi vice-campeão mundial sub-20

João Pedro, defesa-direito de 21 anos, o anunciado novo reforço do FC Porto, que chegou esta terça-feira ao Porto para realizar exames médicos, não é um desconhecido no Brasil, ostenta o título de vice-campeão do mundo de sub-20, mas nunca conseguiu afirmar-se no clube de origem. Tapado no Palmeiras, passou por empréstimos e por uma lesão grave que chegou a travar a sua natural ascensão.

João Pedro estreou-se em 2014 pelo Palmeiras, com apenas 17 anos, num ano em que o Verdão vivia uma grave crise financeira e em que teve de recorrer às camadas jovens para formar uma equipa que pudesse sobreviver no Campeonato Brasileiro. O novo reforço do FC Porto pegou de estaca, foi inclusive titular em todos os jogos, numa época em que o Palmeiras esteve quase a descer de divisão.

No ano seguinte, 2015, naquele que seria o seu ano de afirmação no Palmeiras, acabaria por ser prejudicado pelo seu próprio talento. Em ano de Mundial de sub-20, passou a maior parte do tempo em representação da seleção que chegou à final, na Nova Zelândia, diante a Sérvia, onde perdeu por 2-1, após prolongamento. Foi por essa altura que o Palmeiras terá recusado uma proposta do Manchester United de quatro milhões de euros por ele.

A ascensão na carreira de João Pedro virira a ser travada em 2016 quando o Palmeiras decidiu apostar em jogadores mais tarimbados e, por força disso, João Pedro, perdeu espaço no Verdão. Em 2017, na onda de solidariedade ao Chapecoense, depois do trágico acidente que vitimou a equipa de futebol, o jovem lateral viria mesmo a ser emprestado ao clube de Chapecó onde acabaria por se lesionar com gravidade num dos joelho, num jogo da Libertadores.

Recuperado da lesão, João Pedro é cedido ao Bahia em 2018, por dois anos, tapado no Palmeiras pelas contrações de Maike e Marcos Rocha, dois laterais direitos de créditos firmados no Brasil. É então que surge o FC Porto que vê nele um jogador similar a Ricardo Pereira, capaz de colmatar a saída daquele para o Leicester, como também a de Diogo Dalot para o Manchester United. João Pedro é um lateral de propensão ofensiva, tecnicista e forte nos cruzamentos. Um senão: tal como Marcelo, lateral do Real Madrid, o impeto de atacar faz com que descure a parte defensiva. Um aspeto a corrigir no FC Porto.