Portugal
Jesus e Conceição: dois "jovens" com a mesma fome de vencer
2018-01-23 17:00:00
Treinadores têm 20 anos de diferença, currículos bem distintos mas idêntica vontade de triunfar

Um (Jorge Jesus) é um dos treinadores mais titulados do futebol português e recordista de triunfos na Taça da Liga, outro (Sergio Conceição) busca avidamente pelo primeiro troféu. Assumem-se como amigos, fazem questão de o demonstrar publicamente e, pese embora a diferença de 20 anos entre os dois (Jesus até já treinou Conceição), mantêm em comum uma ambição desmedida por títulos, expressas na forma como abordaram o decisivo jogado desta quarta-feira.

Como será em Braga? Irá o treinador do Sporting dar um passo de gigante e chegar à final na tentativa de conquistar a sexta Taça da Liga do seu historial ou será o técnico do Sporting a galgar terreno rumo à sua segunda final (a primeira da carreira perdeu-a precisamente frente ao Sporting) na tentativa de consumar o primeiro troféu da carreira de treinador?

"Já ganhei cinco, mas estou super-entusiasmado, como se nunca tivesse ganho. Como se este fosse o meu primeiro título", afirmou Jorge Jesus, reforçando: "Estou super entusiasmado, como se nunca tivesse ganho nenhuma Taça da Liga e como se este fosse o meu primeiro título na carreira. Este é um dos títulos que o Sporting quer vencer. Sabemos que vamos ter um rival muito forte, mas temos trabalhado muito nesta competição para chegar à final four e é aqui que queremos estar, nas decisões. Esta é a nossa primeira decisão da época e queremos fazer tudo para sair de lá só no sábado, porque é sinal que vamos à final."

O treinador leonino encara, desta forma, a Taça da Liga como se de um jovem se tratasse, procurando aumentar o vasto currículo: além de cinco Taças da Liga, o veterano técnico, de 63 anos, já conquistou três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, duas Supertaças, uma Taça Intertoto e um título de campeão da segunda divisão.

Em 41 jogos na Taça da Liga disputados numa década de competição, Jorge Jesus somou 31 vitórias, sete empates e três derrotas, ao serviço de Belenenses, SC Braga, Benfica e Sporting, correspondentes a 81 golos marcados e 24 sofridos. Desta performance, resultaram os cinco títulos que ostenta na Taça da Liga.

JORGE JESUS NA TAÇA DA LIGA

31 vitórias

7 empates

3 derrotas

81 golos marcados

24 sofridos

5 títulos

Com menos 20 anos de idade, Sérgio Conceição tenta esta época conquistar a primeira Taça da Liga, o primeiro título na respetiva carreira. Para isso terá de ultrapassar na meia final desta quarta-feira o Sporting, precisamente o adversário que o derrotou na final da Taça de Portugal de 2014/15 quando estava ao serviço do SC Braga. Aos 25 minutos já os bracarenses ganhavam por 2-0 e os leões jogavam sem Cédric, expulso à passagem do quarto de hora. Mas o pior estava para vir com a equipa da cidade dos arcebispos a consentir o empate já nos minutos de compensação. Slimani reduzou aos 86 e Fredy Montero, agora de regresso a Alvalade, estabeleceu a igualdade aos 90+2'. A final acabou decidida nas grandes penalidades e aí o Sporting levou a melhor, vencendo por 3-1.

O agora treinador do FC Porto quer então escrever nova história e tentar lançar os dragões rumo à conquista de um título, que lhes foge desde 2013. Desde esse ano que os azuis e brancos não conseguem vencer uma única competição, pelo que Sérgio Conceição personifica a ambição de inverter um cenário nada habitual na gestão de Pinto da Costa. "As expectativas são as melhores, queremos passar a meia-final com o Sporting e depois disputar a final no sábado. É um título que queremos muito ganhar, desde o início que mostrámos muita seriedade e muita ambição nesta competição. Vamos disputar esta 'final-four' da melhor forma possível para conseguir este título", afirmou, sublinhando: "Podemos ganhar juntos. Já demonstrámos que temos um grupo ambicioso, determinado em conquistar títulos e é sem dúvida uma motivação para nós. Falo a nível individual e coletivo."

Sérgio Conceição soma uma dúzia de jogos na Taça da Liga, divididos equitativamente: quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Quinze golos marcados e 12 sofridos é o "score" ao serviço de Olhanense, Académica, SC Braga, Vitória de Guimarães e FC Porto.

SÉRGIO CONCEIÇÃO NA TAÇA DA LIGA

4 vitórias

4 empates

4 derrotas

15 golos marcados

12 sofridos

0 títulos

O treinador portista fez sempre questão de enfatizar o factor ambição. Quer a nível individual, quer a nível coletivo. "Estão aqui jogadores há três e quatro anos que não conseguiram nenhum título juntos e acho que isto é fabuloso em termos motivacionais, porque o grupo sente que podemos estar a lutar por um título."

Os habituados a vencer

Sérgio Conceição sublinhou o termo "juntos" porque, pese embora o facto de o FC Porto nada conquistar desde 2013, a nível individual há jogadores com títulos no currículo. A começar inevitavelmente por Casillas, provável titular nesta quarta-feira, se o responsável técnico portista manter a tendência desta época. O antigo número 1 de Espanha já conquistou três Ligas dos Campeões, um Campeonato do Mundo e um Mundial de sub-20, cinco ligas espanholas, duas Taças do Rei e quatro Supertaças. 

Mas não só. Maxi Pereira, Alex Telles e Felipe também conhecem o sabor do sucesso. O internacional uruguaio foi campeão pelo Benfica por três vezes, tendo conquistado... seis Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, além de uma Copa América pela respetiva seleção. Já o lateral-esquerdo brasileiro foi campeão na Turquia, onde conquistou também uma Taça e uma Supertaça ao serviço do Galatasaray. O defesa-central sagrou-se campeão mundial de clubes e campeão brasileiro ao serviço do Corinthians.

Danilo não conquistou qualquer troféu a nível de clubes, mas foi campeão europeu pela Seleção Nacional, tal como Herrera e Diego Reyes, em branco em termos nacionais mas com um título olímpico no currículo. Já Óliver ostenta um Campeonato da Europa de sub-19, uma liga espanhola e uma Taça do Rei.

Do meio-campo do plantel portista, só Sérgio Oliveira, na altura com 18 anos, alcançou um título pelo FC Porto, a Taça de Portugal em 2009/10, conquistada pelos dragões frente ao Desportivo de Chaves, por 2-1, embora só tenha participado num jogo do percurso vitorioso, na goleada de 4-0 aplicada ao Sertanense. André André também conquistou uma Taça de Portugal, mas ao serviço do Vitória de Guimarães, em 2012/13.

No ataque, Aboubakar já foi campeão na Turquia e nos Camarões, tendo conquistado uma Taça de África das Nações, ao passo que Hernâni foi campeão na Grécia pelo Olympiacos.

No Sporting também não são muitos os que conquistaram títulos ao serviço do clube. Rui Patrício, William Carvalho, Bryan Ruiz e Fredy Montero estão numa primeira linha de leão ao peito. O guarda-redes internacional português conquistou três Taças de Portugal e três Supertaças, a última das quais já com Jorge Jesus, tendo sido campeão europeu pela Seleção Nacional. O capitão leonino, também campeão europeu por Portugal, tem no currículo pessoal uma Supertaça e uma Taça de Portugal, o mesmo sucedendo com o ponta de lança colombiano. Dos restantes só Gelson Martins, Jonathan Silva e Tobias Figueiredo ostentam troféus (Supertaças e Taças de Portugal) de leão ao peito.

O mais titulado a nível pessoal é Fábio Coentrão, que já conquistou dois Campeonatos do Mundo de clubes, duas Ligas dos Campeões, uma Supertaça europeia, uma Liga portuguesa, duas ligas espanholas, uma Supertaça do país vizinho, uma Taça do Rei e duas Taças da Liga nacionais. Praticamente ao mesmo nível está Mathieu, que ostenta um Campeonato do Mundo de clubes, uma Liga dos Campeões e uma Supertça europeia, além de duas Ligas espanholas, três Taças do Rei, uma Supertaça e uma Taça da Liga francesa. Já Coates conquistou três campeonatos no Uruguai e uma Copa América, enquanto Ristovski, tal como Misic, foi campeão e conquistou uma Taça na Croácia. André Pinto também arrecadou uma Taça de Portugal, mas pelo SC Braga.

Bruno César já conquistou uma Taça da Liga, bem como um campeonato brasileiro e uma Taça da Arábia Saudita. Bas Dost conseguiu ganhar uma Supertaça alemã, enquanto Acuña tem no currículo o Tornio de Abertura na Argentina. Doumbia já foi campeão da Taça de África das Nações, ostentando três campeonatos e uma Taça da Rússia, uma Supertaça, um campeonato e uma Taça da Suíça.