Portugal
International Board vai avaliar pontapé de baliza do Benfica
2019-08-02 16:45:00
Duarte Gomes, ex-árbitro, tem comentado o lance no seu espaço de opinião 'Kickoff Duarte Gomes'

O International Football Association Board (IFAB), entidade que gere as regras de arbitragem no futebol, vai avaliar um lance protagonizado por Vlachodimos e Rúben Dias num jogo de preparação na International Champions Cup.

A entidade vai estudar esta situação de jogo mas, para já, o lance é visto como inovador e o International Board não assume uma posição clara sobre a legalidade, ou não, da jogada.

Duarte Gomes, que já tinha abordado o tema no seu espaço de esclarecimento 'Kickoff Duarte Gomes', onde o ex-árbitro costuma dar explicações sobre arbitragem, volta ao tema e explica que "por força das dúvidas existentes quanto à possibilidade do procedimento ferir não a letra mas o 'espírito da lei' - haverá oportunamente uma reunião do seu Sub-Comité Técnico [IFAB], no sentido de se pronunciar, em definitivo, sobre a questão".

O ex-árbitro cita que até "que isso aconteça, a solução provisória encontrada foi neutral. Por enquanto, este tipo de lances não serão nem permitidos nem penalizados. Ou seja, se ocorrerem, o árbitro apenas ordenará a repetição do pontapé de baliza", cita o ex-árbitro a posição do IFAB.

Duarte Gomes reitera a opinião sobre o lance que tem, destacando que "o procedimento, em si, é de legalidade técnica inabalável (isso é claro e evidente), mas a verdade é que explora uma lacuna na lei, cujo espírito é, precisamente, o de permitir que o jogo tenha mais dinâmica e menos perdas de tempo".

Na altura, recorde-se, na sequência de um pontapé de baliza, e uma vez que agora a bola não precisa de sair da grande área, o guarda-redes encarnado deu para Rúben Dias, com o central a devolver a bola rapidamente ao grego, que a colocou na frente.