Portugal
"Há quem persista em jogar por fora", acusa Pinto da Costa que lembra 'Calabote'
2019-03-27 14:55:00
Presidente portista assina texto na revista 'Dragões'

Pinto da Costa assina um texto na revista 'Dragões' deste mês onde lembra o caso Calabote e diz que "há quem persista em jogar por fora".

No texto, citado pelo 'O Jogo', o dirigente máximo do clube azul e branco sustenta que passados 60 anos desde o célebre caso que ficou conhecido simplesmente por 'Calabote', lamenta que não se possa dizer que "as artimanhas sejam uma recordação longínqua".

"É um exemplo dos obstáculos que o FC Porto tem de enfrentar, muitas vezes muito mais difíceis de ultrapassar do que o valor dos nossos adversários", relata o presidente do FC Porto.

O caso Calabote, recorde-se, ficou célebre por causa do árbitro Inocêncio Calabote que acabou irradiado depois de arbitrar o jogo Benfica-CUF da última jornada do campeonato da época 58/59.

O título, nesse ano, foi decidido golo a golo e na tarde em que na Luz as águias recebiam a CUF, o FC Porto jogava contra o Torreense. Na Luz, o árbitro deu quatro minutos de descontos, numa altura em que já tinha terminado o jogo dos dragões. O duelo dos encarnados também começou mais tarde do que o dos portistas.

Os azuis e brancos foram campeões valendo a diferença de golos.

Pinto da Costa pediu ainda que os jogos sejam decididos dentro de campo. "Faltam dois meses para terminar a época e vamos lutar nesta reta final para atingir os nossos objetivos, com o desejo de que os jogos sejam apenas decididos pelos intervenientes diretos."

Nas palavras que dirige aos portistas, Pinto da Costa fala ainda sobre a eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Liverpool.

"Se há competições em que o FC Porto se afirma como o clube português mais importante são as provas internacionais. É com orgulho que vamos defrontar o Liverpool nos quartos de final da Liga dos Campeões, sabemos que não será fácil, mas também sabemos que vamos jogar com o objetivo de defender o prestígio do nosso clube e do futebol português. E a pensar no apuramento para as meias-finais, claro."

O FC Porto mede forças contra o Liverpool, em jogos dos quartos de final da Liga milionária. A 9 de abril, os portistas visitam Anfield e recebem a turma inglesa, no Dragão, a 17 do mesmo mês.