Portugal
Guerra Benfica vs FC Porto: toda a história da lista dos clubes mais corruptos
2017-09-16 17:35:00
Dragões já anunciaram que vão "intentar todas as ações necessárias à reparação do seu bom nome"

Nas últimas duas semanas, Benfica e FC Porto entraram em mais uma guerra comunicacional depois de ter sido apresentada na BTV, canal de televisão oficial dos lisboetas, uma alegada lista dos clubes mais corruptos do futebol europeu (com os portistas no terceiro lugar). As duas entidades apresentaram posições oficiais e, apesar de não ter existido qualquer desmentido em relação às acusações azuis e brancas da falsidade da lista, o Benfica continua a negar qualquer envolvimento na elaboração da lista, remetendo as culpas e responsabilidades para José Manuel Antunes, comentador da BTV.

Conheça toda a história e entenda o que se passou num caso que está a motivar reações em órgãos de comunicação social um pouco por todo o mundo.

O motivo

Tudo começou no final do mês passado. No dia 30 de agosto, o programa 'Lanças Apontadas', da BTV, José Manuel Antunes revelou uma alegada lista dos clubes mais corruptos do futebol europeu, onde aparece o FC Porto na terceira posição, apenas atrás de Olympique Marselha e Juventus. A fonte, de acordo com o antigo vice-presidente de Vale e Azevedo no Benfica, era o Daily Mail, tablóide inglês. Antunes, hoje ligado ao ramo do turismo e presença regular no canal oficial das águias, reforçou mais que uma vez que a lista pertencia ao Daily Mail e que a tabela apresentada na BTV era uma reprodução. 

"Que fique bem claro que a fonte é o Daily Mail. Foi publicado no Daily Mail no dia 12 de janeiro de 2017, já este ano. Em terceiro lugar está o FC Porto, obviamente", referiu José Manuel Antunes, acusando ainda o Sporting, União de Leiria, Gondomar SC e Boavista de estarem na lista da publicação britânica, ainda que não constem nos 16 primeiros.

"Que fique bem claro que a fonte é o Daily Mail. Foi publicado no Daily Mail no dia 12 de janeiro de 2017, já este ano"

José Manuel Antunes - programa 'Lanças Apontadas', BTV, 30 de agosto

"São os clubes que apoiam o sr. Pedro Proença, o 'rolha', que não serve para mandar no futebol português, que é apoiado pelos clubes da corrupção que são analisados assim por todo o mundo. Aqui quer-se branquear tudo o que esses clubes fizeram. Internacionalmente, é uma vergonha para o futebol português estarmos no quadro de honra e no pódio com um terceiro lugar, depois de Olympique Marselha e Juventus, que desceram de divisão. É bom que se note que, dos do pódio, o único que não desceu de divisão, escandalosamente, foi o FC Porto, que era o que deveria ter acontecido na sequência do 'Apito Dourado' e de todos os escândalos. Aqueles é que são os verdadeiros corruptos. Eles é que são o 'polvo', formaram o 'polvo' durante 30 anos, fizeram do futebol português uma mentira e, agora que é o melhor que ganha, estão todos muito arrepiados porque uma coisa é certa: mesmo que o Benfica não ganhe, há um deles que também não ganha, e aí vai ser muito engraçado", disse o comentador da BTV.

   
O ranking apresentado no programa 'Lanças Apontadas', da BTV, a 30 de agosto (imagens: BTV)

As reações

Nos dias que se seguiram, a lista foi partilhada por muitos internautas adeptos dos rivais do Benfica nas redes sociais, o que fez com que o alegado ranking dos clubes mais corruptos da Europa tivesse um alcance bastante considerável. Até que o FC Porto reagiu oficialmente no programa 'Universo Porto da Bancada', do Porto Canal, através do diretor de comunicação do clube, que revelou que o Daily Mail assegurou aos nortenhos que a lista é falsa, negando qualquer publicação da mesma. Estávamos a 12 de setembro.

"Isto é a televisão do Sport Lisboa e Benfica e o clube não se pode pôr de parte disto"

Francisco J. Marques - programa 'Universo Porto da Bancada', Porto Canal, 12 de setembro

"Vamos começar com um email que nos foi enviado hoje pelo Martin Wood, do departamento jurídico do Daily Mail, em que nega que alguma vez o Daily Mail tenha publicado isto. Nunca publicou isto. O Benfica tem de assumir isto. Amanhã vamos iniciar os contactos com estes clubes", assegurou Francisco J. Marques no canal oficial do FC Porto, continuando a acusar o Benfica.

"Vamos pedir à Juventus para se pronunciar sobre isto. E convém lembrar que o presidente da Juventus é o presidente da ECA [Associação Europeia de clubes]. Isto é jogar muito baixo. Inventar mentiras terríveis tem de ter consequências graves. O Benfica cria isto. O presidente e a administração do Benfica não podem fingir que isto foi dito por um tolinho. Isto é o Benfica que diz, esta miserável mentira e muito difamatória é do Benfica, que passa na BTV. Isto é uma fraude", disse.

O email que o FC Porto diz ter recebido do Daily Mail a negar qualquer publicação da alegada lista (imagem: Porto Canal)

No dia seguinte, o 'Lanças Apontadas' teve mais uma edição na BTV. O diretor do canal e apresentador do programa, Ricardo Palacin, abriu as hostes com uma intervenção relacionada exclusivamente com a polémica criada à volta da lista apresentada duas semanas antes. Palacin assegurou que as responsabilidades não foram do Benfica ou da BTV, mas sim do comentador José Manuel Antunes, e que a BTV apenas transformou a lista numa tabela que seguia a linha gráfica do canal porque o documento original apresentava um a "qualidade inadequada à difusão em alta definição."

"As opiniões dos comentadores não vinculam oficialmente o clube, porque os comentadores não fazem parte da estrutura diretiva e organizativa do Sport Lisboa e Benfica"

Ricardo Palacin - programa 'Lanças Apontadas', BTV, 13 de setembro

"Os comentadores preparam as intervenções e expressam as opiniões sem que o façam em nome do Sport Lisboa e Benfica, como é óbvio. As opiniões dos comentadores não vinculam oficialmente o clube, porque os comentadores não fazem parte da estrutura diretiva e organizativa do Sport Lisboa e Benfica. No caso do programa 'Lanças Apontadas' de 30 de agosto de 2017 o comentador José Manuel Antunes, que tenho a honra de ter aqui ao meu lado esquerdo, evocou um email do Daily Mail onde é revelada a lista dos clubes europeus mais corruptos da história. A origem da notícia é daquele órgão de comunicação social e a responsabilidade dessa citação é uma escolha do comentador convidado do 'Lanças Apontadas', José Manuel Antunes. O email em causa, por apresentar uma qualidade inadequada à difusão de um canal de televisão em alta definição, como é a BTV - aliás, nós vamos mostrar o documento original para perceberem o que estamos aqui a dizer -, foi transformado numa tabela gráfica para melhor leitura dos espetadores e, durante a apresentação dessa tabela, foi explicada oralmente a alteração que havia sido feita. Isto é um esclarecimento inicial que me parece importante porque se tem falado demasiado desta questão da tabela apresentada de um email do Daily Mail que dava conta de uma lista dos clubes europeus mais corruptos da história", disse Ricardo Palacin no início do programa.

O alegado email que José Manuel Antunes diz ter recebido com a lista dos clubes corruptos (imagem: BTV)

As consequências

Na última quinta-feira, um dia após a explicação de Palacin, o Conselho de Administração do FC Porto emitiu um comunicado no seu site oficial em que, tal como Francisco J. Marques havia reiterado, defende que a lista apresentada na BTV é falsa, tendo o jornal britânico negado aos dragões 

"Trata-se de uma falsidade tanto mais grave quanto foi reiterada depois de o Porto Canal ter obtido, por escrito, do Daily Mail, através dos contactos dos Departamentos Jurídicos de ambas as partes, o desmentido cabal de que tal noticia alguma vez tenha sido publicada por aquele diário inglês", 

"Atenta a gravidade reiterada desta acusação, o Futebol Clube do Porto já comunicou a todos os outros dezanove clubes que foram incluídos nesta lista da falsidade que a sustenta e, pelo seu lado, vai intentar todas as ações necessárias à reparação do seu bom nome e ao ressarcimento dos prejuízos causados", finalizou o Conselho de Administração dos dragões.

"O Futebol Clube do Porto já comunicou a todos os outros dezanove clubes que foram incluídos nesta lista da falsidade que a sustenta"

FC Porto - comunicado oficial, 14 de setembro

Ainda na quinta-feira, o Benfica reagiu com uma posição oficial. Na conta no Twitter destinada à comunicação social, Os encarnados, tal como Palacin assegurou, remeteram a responsabilidade da apresentação da lista para "um comentador", ou seja, José Manuel Antunes. Para as águias, as queixas e denúncias portistas são um ato de "puro desespero".

"A SAD do FC Porto, que no Porto Canal semanalmente comete crimes de divulgação de correspondência privada e difamação, confunde a responsabilidade de um canal com o espaço de um comentador. Puro desespero"

SL Benfica - Twitter destinado aos jornalistas, 14 de setembro

A mais recente resposta por parte de um dos canais oficiais de comunicação de um dos clubes aconteceu já este sábado de manhã através da newsletter do FC Porto, 'Dragões Diário'. Desta vez, o departamento liderado por Francisco J. Marques relembrou que toda esta situação tem provocado reações de órgãos de comunicação social de todo o mundo, como os jornais Mundo Deportivo e Marca (Espanha), CNN Turquia, AS Colombia ou Tuttosport (Itália).

"A denúncia do ranking falso dos clubes mais corruptos da Europa, originalmente divulgado pela BTV a 30 de agosto e, após desmentidos do Porto Canal e do Daily Mail, confirmado na mesma estação televisiva na última quarta-feira, está a ter ampla repercussão internacional. Vários dos principais jornais de diversos países de todo o mundo - África do Sul, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Itália, Holanda, México, Peru, Roménia, Turquia - dão conta destas ‘fake news’ e sublinham o seu caráter difamatório. Recorde-se que este ranking nunca publicado no Daily Mail ou em qualquer outro jornal foi amplamente divulgado e debatido num programa apresentado pelo diretor da BTV, Ricardo Palacin, que remeteu a responsabilidade pelo seu conteúdo para José Manuel Antunes, vice-presidente do Benfica durante o mandato de Vale e Azevedo", referia a newsletter enviada por email aos respetivos subscritores no início da manhã deste sábado.