Portugal
FPF estuda redução de equipas no campeonato e fim da Taça da Liga
2019-03-22 15:05:00
FIFA e UEFA também estudam mudanças dos seus quadros competitivos

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pondera reduzir o número de equipas na Liga portuguesa, passando das atuais 18 para 16, como chegou a realizar-se o campeonato há não muitos anos. Além disso, o órgão federativo estuda a possibilidade de extinguir a Taça da Liga.

Os presidentes dos clubes estiveram na Cidade do Futebol reunidos para analisar o estado atual das competições no calendário nacional e em cima da mesa, segundo o 'Record', estão novidades que podem mudar por completo o paradigma das competições nacionais nos próximos anos.

"Com uma Liga com menos participantes existirá mais flexibilidade na calendarização, visto que há o desejo de fazer com que as equipas que disputam rondas europeias em semanas consecutivas não tenham jogos internos no fim de semana entre essas partidas", escreve o referido jornal.

É neste sentido que também é equacionado o fim da Taça da Liga para permitir às equipas ter mais tempo de descanso.

No calendário profissional, atualmente, as equipas da Liga portuguesa participam em três competições internas. Além da Liga NOS, atuam na Taça de Portugal e Taça da Liga. Pelo meio, alguns clubes disputam as provas europeias e ainda têm vários jogadores cedidos a diferentes seleções nas datas FIFA.

Numa altura em que a UEFA também estuda a possibilidade de alterar o quadro competitivo, tal como a FIFA com o Mundial, a FPF tenta implementar uma mudança interna nas competições.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa