Portugal
"Foi um passo importante, mas isto não acabou", diz Fernando Santos
2019-09-07 22:00:00
Selecionador Nacional surpreendido com postura da Sérvia

Fernando Santos mostrou-se surpreendido com a postura da Sérvia no jogo desta noite para a fase de qualificação do Euro'2020, que Portugal venceu por 4-2. 

Em declarações à RTP, o selecionador nacional não gostou que a equipa das quinas tivesse "parado" o jogo em diversas ocasiões mas salientou que foi uma "vitória justíssima" para Portugal.

"Pensava que a Sérvia ia apostar numa toada mais ofensiva, com pressão mais alta e a tentar vencer o jogo logo de início, mas surpreendeu-me um pouco. Jogou como em Portugal, com linhas recuadas, muito fechadas, a tentar explorar o contra-ataque. Tivemos bola, procurámos criar situações, mas foi muito difícil. Eles jogaram com mais um central, a lateral-direito. Mas fomos sempre dominadores. Acreditámos que era possível. Em contra-ataque fizeram como na luz, com duas ou três situações de algum perigo. O nosso primeiro golo foi merecido pelo nosso caudal de jogo. Aqui e acolá parámos o jogo demais. Não explorámos o contra-ataque rápido e a lentidão dos centrais da Sérvia. Parámos o contra-ataque e atacámos em ataque planeado, deixando a Sérvia mais confortável", começou por dizer. 

"Na segunda parte, tentei corrigir a posse, já no meio-campo deles, e atacar o adversário. O Gonçalo Guedes tinha essa indicação, pois o lateral já tinha um amarelo. Criar espaços. Fizemos o segundo golo com naturalidade e depois, no que somos substancialmente fortes, não fomos tão fortes. Após o 2-0, novamente uma toada mais lenta, jogar para trás, algum adormecimento. Ter a bola e ganhar o jogo logo aos 2-0 quando faltava muito tempo. Complicação sistemática e sofremos o 2-1 em bola parada, na qual são muito fortes. Fizemos o terceiro, o jogo outra vez controlado, e era acelerar com segurança: bola rápida e em segurança, mas jogámos para trás e para o lado, perdemos a bola e dá no que deu, pois eles são fortes no contra-ataque. Voltámos à aflição e voltámos a resolver o jogo. Mas foi uma vitória justíssima, a minha equipa está de parabéns", acrescentou. 

"Para a Sérvia nada está decidido, mas está em situação muito complicada. Perdeu oito pontos, nós quatro e a Ucrânia só dois. Para nós foi um passo muito importante, mas não podemos pensar que isto acabou. Começou a série de vitórias nos seis jogos que nos faltavam. Agora temos um jogo importantíssimo na Lituânia, mas os jogadores vão dar excelente resposta. Vencendo, mais perto do apuramento, e é isso que queremos", concluiu Fernando Santos. 

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa