Portugal
FC Porto vence em Guimarães e fica a um ponto do líder Benfica
2020-02-16 23:50:00
Síntese dos jogos de hoje para a 21.ª jornada

O FC Porto reduziu hoje para um ponto a diferença para o líder Benfica, que em duas jornadas cedeu seis, ao vencer por 2-1 em casa do Vitória de Guimarães, para a 21.ª jornada da I Liga.

Num jogo marcado negativamente pela saída intempestiva do maliano Marega do relvado, aos 70 minutos, por alegado comportamento racista do público, o FC Porto manteve a tranquilidade necessária para conquistar em Guimarães os três pontos.

O FC Porto chegou à vantagem com um autogolo do guarda-redes Douglas, aos 10 minutos, num ressalto após um remate de Sérgio Oliveira à barra, o Vitória empatou por Bruno Duarte, aos 49, e Marega selou o triunfo em 2-1 aos 60.

No espaço de apenas uma semana, o campeão Benfica, que comanda a I Liga com 54 pontos, perdeu com o FC Porto (3-2) e com o Sporting de Braga (1-0) e viu a vantagem de sete pontos diluída para apenas um para os ‘dragões’, segundos, com 53.

O Famalicão falhou a aproximação ao Sporting, quarto classificado, ao empatar em casa frente ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves (1-1), tendo salvado a conquista de um ponto com um golo no derradeiro minuto de jogo.

O Desportivo das Aves chegou à vantagem na marcação de uma grande penalidade por Welinton (0-1), aos 64 minutos, mas o Famalicão, já reduzido a 10 por expulsão de Fábio Martins, aos 86, empatou por Riccieli (1-1), aos 90+6.

O Famalicão segue no sexto lugar da I Liga, com 33 pontos, em igualdade pontual com o Rio Ave (5.º), mas com o empate frente ao lanterna-vermelha falhou a aproximação aos lugares europeus e ao Sporting (4.º, com 36).

No Funchal, o Marítimo regressou às vitórias dois meses volvidos sobre o último triunfo ao vencer por 3-0 o Paços de Ferreira, com golos do moçambicano Zainadine Júnior, aos 21 minutos, e do guineense Nanu, aos 54 e 87.

Com o triunfo nos Barreiros, o Marítimo ascendeu do 14.º ao 12.º lugar, com 24 pontos, enquanto o Paços de Ferreira, que somou a sua quatro derrota consecutiva, manteve o 16.º, com 16 pontos, e na ‘fronteira’ da zona de despromoção.

O Belenenses SAD voltou também aos triunfos ao bater fora o Boavista, por 2-1, com golos de Danny Henriques, aos 10 minutos, e Licá, aos 57. A formação ‘axadrezada’ reduziu por Ruben Lima, aos 85 minutos, com um golo na própria baliza.

A expulsão do holandês Danny Henriques, quando ainda faltavam jogar 15 minutos, foi aproveitado pelo Boavista para ter mais bola e jogar mais perto da baliza do Belenenses SAD, mas o melhor que conseguiu foi reduzir para 2-1.

Os ‘azuis’, que inverteram o ciclo de duas derrotas seguidas, mantêm-se no 15.º posto da Liga, com 21 pontos, seis acima da 'linha de água', enquanto o Boavista interrompeu uma série de três vitórias e segue no nono lugar, com 28.