Portugal
FC Porto sem golos de avançados há quatro jogos... mas com defesas goleadores
2019-11-15 16:55:00
Últimos golos dos azuis e brancos foram marcados por defesas

É certo e dito pelos treinadores que uma equipa, como o nome indica, funciona como um todo. E nos tempos modernos é pedido que os defesas saibam marcar e que os avançados também saibam defender. Mas a verdade é que, por princípio, um avançado tem como missão balançar as redes e um defesa evitar golos. E quando assim não é vai-se gerando uma natural preocupação dos adeptos.

No caso que se segue, é possível ver o cenário por duas dimensões: os avançados estão a passar uma 'seca' mas os defesas estão a mostrar 'veia goleadora'.

Olhando para o pecúlio recente do FC Porto é possível notar que há quatro jogos consecutivos que os avançados não fazem golos. Fábio Silva e Tiquinho Soares foram os últimos a fazê-lo na vitória por 3-0 sobre o Famalicão.

De lá para cá, o dragão ou não marcou ou fê-lo por intermédio de defesas, casos de Pepe (no Marítimo no empate 1-1), Marcano (vitória por 1-0 sobre o Aves) e Alex Telles (triunfo 1-0 frente ao Boavista). Pelo meio ainda aconteceu a derrota por 2-0 na Escócia com o Rangers.

Do leque de avançados do FC Porto é possível verificar que é Aboubakar o que está há mais tempo em 'jejum'. De resto, nesta época não balançou as redes.

Marega não marca desde a vitória em Vila do Conde por 1-0, a 29 de setembro, enquanto que Tiquinho Soares e Fábio Silva não marcam desde o duelo contra o Famalicão, a 27 de outubro.

Quanto a Zé Luís, o principal 'animador' do ataque portista no arranque de temporada, a 'seca' de golos dura desde 22 de setembro, altura em que marcou ao Santa Clara.

Tags: