Portugal
FC Porto satisfeito por ser segundo classificado
Redação Bancada
2017-12-07 10:00:00
Duelo com ingleses na mira.

No sorteio dos oitavos-de-final, o FC Porto terá um adversário mais acessível tendo ficado no segundo lugar do seu grupo do que se tivesse ficado em primeiro.

Nada disto é uma análise subjetiva, mas antes a soma dos coeficientes UEFA. Vamos a números.

Com base nisto, é clara a diferença entre os potes 1 e 2. O FC Porto, que só pode enfrentar equipas do pote 1, tem, assim, uma missão mais facilitada, ainda que não possa enfrentar uma das equipas mais fracas desse lote (o Besiktas, que já foi seu adversário na fase de grupos).

Ingleses ou AS Roma no caminho dos dragões

Considerando as condicionantes do sorteio – restrições pelos potes, geográficas e entre equipas que já se defrontaram na fase de grupos –, podemos chegar a um quadro que atribui as probabilidades para o sorteio dos oitavos-de-final. Apresentamo-las com a ajuda do Mr.Chip, especialista em análise estatística do futebol internacional.

Assim, é possível ver que, segundo esta análise, a maior probabilidade é a de que o FC Porto defronte Tottenham, Liverpool FC ou AS Roma. Logo a seguir vêm possíveis duelos com Manchester United ou Manchester City, seguidos dos menos prováveis encontros com FC Barcelona e PSG.

Sê o primeiro a comentar: