Portugal
"FC Porto não sai a perder com a dupla Diogo Leite e Mbemba", garante Festas
2020-01-08 16:05:00
Central campeão pelos dragões em 1986 rebate a "falsa questão" da inexperiência dos jovens centrais

Sérgio Conceição já anunciou o óbvio: face à ausência de Pepe (lesionado) e Marcano (por castigo), Chancel Mbemba e Diogo Leite vão ser os centrais no jogo do FC Porto com o Moreirense, na próxima sexta-feira.

O congolês já leva cinco jogos como titular no campeonato, mas para o português será a estreia, depois de ter alinhado um minuto como suplente no dérbi com o Boavista.

Face à veterania de Pepe e Marcano, Mbemba e Diogo Leite 'parecem meninos', mas João Festas, central que foi campeão pelo FC Porto em 1986, garantiu que essa suposta inexperiência é "uma falsa questão".

"Se fosse o jogo de estreia, poderia colocar-se em causa alguma hesitação", começou por afirmar o ex-defesa, em declarações à Renascença, pronunciando-se de seguida sobre o caso concreto de Diogo Leite, de 20 anos.

"Trata-se de um jogador experiente em jogos duros e de peso. Tem passado nos escalões e seleções jovens", lembrou.

Já Mbemba tem "experiência acumulada", pois é "internacional pelo Congo" e esta temporada já soma "16 jogos" nas várias competições em que o FC Porto se encontra.

"Não há risco. Diogo Leite e Mbemba têm qualidade e dão garantias. O FC Porto não sairá a perder com esta dupla", garantiu João Festas.

Quando os dragões conquistaram a Taça dos Clube Campeões Europeus, em 1987, Festas não saiu do banco. O ex-central sabe, por isso, que esta titularidade para os habituais suplentes de Pepe e Marcano é uma "motivação extra" para ambos "reconfirmarem em campo a qualidade que têm".

"Com um jogo conseguido, podem ter a oportunidade de serem primeiras escolhas num futuro imediato. Mais tarde ou mais cedo, o FC Porto vai ter de renovar a dupla de centrais. Pepe não é eterno, como outro qualquer jogador. Uma brecha vai abrir-se nesse setor e tanto Mbemba como Diogo Leite são candidatos à sucessão", concluiu.