Portugal
FC Porto estranha pedido para adiar dérbi no São João e lembra eventos em Lisboa
2020-06-19 09:30:00
Dragões com interrogações para o pedido divulgado por Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues

O FC Porto estranha que só agora se levantem dúvidas relativamente à realização do dérbi portuense na noite de São João, tida como a 'noite mais longa do ano' na Invicta.

Depois de Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues, presidentes das câmaras de Porto e Vila Nova de Gaia, respetivamente, terem aconselhado a que o jogo fosse adiado para outra data, o FC Porto sai a público para tomar uma posição.

"Sempre que se pensa que é difícil inventar um novo tipo de episódios insólitos no futebol português, surge logo um novo e muito original", começa por apontar o emblema portista.

Na newsletter oficial, nesta sexta-feira, os dragões lembram que o calendário foi divulgado há quase um mês e "todos os que o consultaram repararam que o dérbi entre o FC Porto e o Boavista tinha sido agendado para 23 de junho, na noite de São João".

Ora, "passaram várias semanas e ninguém viu qualquer problema. De repente, a menos de uma semana da sua realização, num momento em que as equipas trabalham em função de uma planificação que incluía aquele encontro naquele dia, naquela hora, parece que passa a ser imperativo reagendá-lo."

Mostrando a sua indignação perante o que se está a passar, o FC Porto aproveita para lembrar que na véspera de Santo António, em Lisboa, decorreu o Sporting-Paços de Ferreira.

"Alguém consegue explicar como é que um jogo no Porto na véspera de São João é um drama e um jogo em Lisboa na véspera de Santo António, o Sporting-Paços de Ferreira, foi algo perfeitamente pacífico?"

Mas as interrogações azuis e brancas não se ficam por aí e até o espetáculo de Bruno Nogueira é colocado em 'cheque'.

"E alguém compreende como é que se pode colocar em causa um evento realizado num espaço aberto onde cabem mais de 50 mil pessoas e onde só estarão 189, precisamente na mesma cidade e na mesma noite em que haverá o espetáculo 'Deixem o Pimba em Paz' num espaço muitíssimo mais pequeno e com muito mais gente concentrada?"

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, bem como operadores de transportes e responsáveis das forças de segurança, querem que o dérbi FC Porto e o Boavista, marcado para a noite de São João, seja adiado.

Em comunicado divulgado durante a semana no site oficial da Câmara do Porto era revelado que as duas autarquias nortenhas iam pedir o adiamento do jogo para que "a tentação de festejos na noite de São João não venha a comprometer os resultados muito positivos que a região e as duas cidades em particular têm conseguido na luta contra a covid-19". 

O dérbi concelhio FC Porto-Boavista, a contar para a 28.ª jornada da I Liga, está marcado para o Estádio do Dragão, às 21h15 de terça-feira, dia 23 de junho, noite tradicionalmente ligada às comemorações do São João nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.