Portugal
FC Porto e Sporting a subir na Europa, Benfica a descer
2017-12-12 23:15:00
Ranking de clubes da UEFA tem feito sorrir dragões e leões

Finalizada a primeira metade das competições europeias em 2017/18, já é possível tirar conclusões quanto às prestações dos três grandes na fase de grupos da Liga dos Campeões e as consequências positivas e negativas que tiveram no ranking de clubes da UEFA. O FC Porto subiu, reentrando no top 10, enquanto o Benfica fez o caminho contrário, saindo das dez melhores equipas na Europa (e a queda ainda vai ser mais forte).

O Sporting, finalmente, registou a maior subida e, no início da próxima temporada, vai estar numa posição ainda mais alta, apesar de continuar longe dos dois rivais e da elite do futebol europeu.

Conheça as mudanças das posições de FC Porto, Benfica e Sporting no ranking de clubes da UEFA, calculado através dos pontos obtidos nas competições europeias.

FC Porto

A equipa de Sérgio Conceição é, atualmente, o conjunto português com melhor classificação no ranking de clubes da UEFA: 9º lugar. Os dragões têm somado muitos pontos em 2017/18 (16.000) e já subiram quatro posições em relação à classificação final de 2016/17.

Depois da descida do oitavo lugar no final de 2014/15 para o 16º em 2015/16, a caminhada azul e branca na Europa tem sido em crescendo e o FC Porto está de volta às dez equipas com melhores prestações nas competições continentais nas cinco temporadas mais recentes. No total, o FC Porto tem 85.000 pontos amealhados desde 2013/14 (a primeira época que conta para a classificação atual).

A temporada ainda não terminou e o FC Porto continua na Liga dos Campeões, pelo que uma eventual subida ainda maior de posições é possível, mas pouco provável. Para isso, os portuenses teriam de fazer uma campanha longínqua na liga milionária e esperar que os clubes acima posicionados caiam brevemente nas provas em que estão inseridos.

Benfica

Os encarnados estão na posição inversa dos rivais. Se, no final de 2013/14, o Benfica estava na quinta posição do ranking da UEFA, a partir daí foi quase sempre a descer.

Na época seguinte, o Benfica sofreu uma ligeira alteração e caiu para o sexto lugar, posição onde também se encontrava no final de 2015/16. A temporada passada, contudo, significou uma queda para o nono lugar, ainda que o top 10 continuasse a ser uma realidade.

Tudo mudou, contudo, na fase de grupos da Liga dos Campeões que agora terminou. As seis derrotas em seis jogos fizeram com que as águias somassem uns meros 4.000 pontos em 2017/18. Esse resultado, a juntar à saída de cena da temporada 2012/13 (uma das mais lucrativas a nível pontual), fez com que o Benfica já esteja no 14º lugar, com tendência a cair ainda mais. Os 29.000 pontos da época 2013/14 vão deixar de contar a partir de 2018/19, o que fará com que o clube da Luz caia ainda mais posições. Tudo indica que a equipa de Rui Vitória estará fora do top 20 daqui a alguns meses.

Sporting

Depois da longa descida ate à 57ª posição registada na temporada passada, o Sporting está em recuperação e já atingiu o 44º lugar este ano, recuperando mais de dez lugares. Ainda em prova, os leões podem apanhar os clubes mais próximos e subir ainda mais algumas posições caso cheguem longe na Liga Europa.

Contudo, o início da próxima temporada vai significar uma subida ainda maior, independentemente do que o clube de Alvalade faça na Liga Europa. Isto porque a época 2013/14, em que o Sporting não participou nas competições europeias, vai deixar de contar, o que ajudará os verdes e brancos a entrar nas 40 equipas com melhor classificação.