Portugal
FC Porto e Benfica querem zona das claques sem cadeiras
2019-03-21 12:35:00
Medida discutida na Assembleia da República

Benfica e FC Porto pretendem que a lei mude e permita que na zona onde ficam os grupos organizados de adeptos (vulgarmente conhecidos por claques) não tenha cadeiras. 

Numa medida que já é aplicada, por exemplo, na Bundesliga, Portugal poderá agorar importar essa ideia de não ter cadeiras nas zonas das claques, na internacionalmente denominada por 'safe standing zone', dado que esses adeptos estão os 90 minutos de pé.

"O FC Porto defende a criação de áreas do estádio sem cadeiras. É uma coisa que acontece com grande sucesso na Alemanha. As pessoas da claque assistem ao futebol de pé e, quando há problemas, destroem e arremessam essas cadeiras. Nunca viu uma arremessada sem ser numa dessas zonas [onde estão presentes claques]", explica Francisco J. Marques, citado pelo 'Público'.

Já o Benfica, em declarações citadas pelo 'Record', que ainda assim não identifica a fonte, considera que "muitas vezes são armas de arremesso e diminuem os custos de reparação [as cadeiras]".

Na Assembleia da República, onde se tem discutido o tema 'Violência Associada ao Desporto', várias têm sido das ideias e projetos apresentados pelos clubes.