Portugal
FC Porto de estaleca europeia aumenta conta bancária e iguala registo histórico
2018-12-12 11:00:00
Os dragões acumulam 67,95 milhões de euros com a passagem aos oitavos de final

Dinheiro e recordes, além do prestígio consolidado. Eis o que o FC Porto de Sérgio Conceição retirou da vitória em Istambul, garantida que já estava a passagem em primeiro lugar aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Com o triunfo frente ao Galatasaray, os dragões aumentaram para 67,95 milhões de euros a conta bancária esta temporada, fruto dos 44,05 milhões de ter-se apurado para a fase de grupos, 2,7 milhões por cada uma das cinco vitórias (13, 5 milhões), 900 mil euros pelo empate na Alemanha com o Schalke e mais 9,5 milhões pela passagem aos oitavos de final. Um reforço financeiro significativo para a SAD portista no 15º apuramento do FC Porto para a fase a eliminar da Liga dos Campeões.

O Benfica, por sua vez, que ainda joga esta noite com o AEK, já amealhou um total de 46,55 milhões: 42,95 milhões pelo acesso à fase de grupos, 2,7 milhões pelo triunfo na Grécia, sobre o AEK e 900 mil euros pelo empate com o Ajax, na Luz. Ao todo, FC Porto e Benfica acumulam 114,5 milhões de euros na Liga dos Campeões 2018/19.

Na parte desportiva, o triunfo em Istambul significou o quebrar de vários recordes. O FC Porto terminou a fase de grupos da Champions com 16 pontos, igualando assim a melhor classificação de sempre de um clube português na prova. Na ocasião foi também o FC Porto, em 1996/97. António Oliveira era o treinador e Sérgio Conceição um dos titulares da equipa azul-e-branca. Sérgio Conceição surge assim como o denominador comum nas duas melhores campanhas de sempre de uma equipa portuguesa na fase de grupos da Champions, primeiro como jogador, agora como treinador.

Ao triunfar frente ao Galatasaray, o FC Porto conquistou a quinta vitória consecutiva na Champions, registo inédito na história do clube, e do futebol português, no formato atual da Liga dos Campeões. Galatasaray (casa, 1-0), Lokomotiv (fora, 3-1), Lokomotiv (c, 4-1), Schalke (c, 3-1) e Galatasaray (f,3-2).

Refira-se que o FC Porto terminou invicto a fase de grupos (cinco vitórias e um empate) pela terceira vez na história com a curiosidade de nas duas anteriores vezes ter chegado sempre aos quartos de final da competição, onde foi eliminado. Aliás, o mesmo aconteceu com o Benfica em 1994/95 e 2011/12.

Na noite de Instambul, houve jogadores que também saíram glorificados com números históricos. Marega fez o quinto golo consecutivo na fase de grupos e Casillas atingiu a vitória 100 na Champions.