Portugal
FC Porto arrisca exclusão da Taça da Liga devido a substituição
2018-12-30 20:55:00
Artigo afirma que pelo menos dois jogadores formados localmente têm de ser utilizados durante 45 minutos.

O FC Porto pode vir a ser excluído da Final Four da Taça da Liga caso não consiga provar que a substituição de Bruno Costa, por Hernâni, aos 39 minutos do encontro frente ao Belenenses SAD desta tarde se tenha devido a um motivo de força maior. Tudo, devido ao artigo 15º do regulamento da prova relativo à "obrigatoriedade de participação de jogadores". 

No ponto 2 do referido artigo pode ler-se que "os clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efetivos, em cada jogo disputado, pelo menos dois jogadores formados localmente, tal como definidos no regulamento de competições, sendo que no ponto 3 se lê que "os jogadores incluídos na ficha técnica nos termos do número anterior têm que ser utilizados em pelo menos 45 minutos do encontro, salvo motivos de força maior".

Frente ao Belenenses, a substituição de Bruno Costa por Hernâni permitiu ao FC Porto manter em campo dois jogadores formados localmente, porém, sem que dois efetivos (titulares) tenham cumprido os tais 45 minutos, já que apenas Danilo os cumpriu.