Portugal
Famalicão e Académica em 'final antecipada' pelo regresso à Liga
2019-04-11 18:15:00
Carlos Pinto, treinador dos famalicenses, começou a época... em Coimbra

Famalicão e Académica enfrentam-se no sábado, pelas 11h00, num duelo que poderá ser decisivo para as contas da subida à I Liga.

Com o Paços de Ferreira na liderança da II Liga, embalado por seis pontos de vantagem sobre o segundo, cabe ao Famalicão – que é esse mesmo segundo classificado – tentar reduzir essa diferença enquanto procura fugir ao terceiro, que é... a Académica.

A formação de Coimbra está a cinco pontos dos famalicenses e não pode desperdiçar mais sob risco de ser ultrapassada pelo Estoril, que está apenas um ponto atrás e ainda sonha com o regresso ao principal escalão.

Com uma deslocação a Estoril guardada para a última jornada, o Famalicão joga este sábado uma cartada importante na confirmação do segundo posto, quando faltam disputar 18 pontos.

A partida conta ainda com um pormenor aliciante: o treinador que vai tentar levar o Famalicão de volta ao primeiro escalão é Carlos Pinto, que começou a época sentado no banco... da Académica.

“Temos de fazer um jogo perfeito”, avisou o técnico da Académica, João Alves.

“Será uma final se perdermos. Se ganharmos ou empatarmos, não”, acrescentou, fazendo as contas ao impacto de uma derrota, que praticamente afasta a 'briosa' da luta pela promoção.

“Talvez tenha um significado mais acentuado por ser contra a equipa que está acima de nós na classificação e, ganhando, ficaremos mais próximos”, acrescentou Fernando Alexandre, um dos mais experientes do plantel academista.

Em Famalicão, ainda há comentários oficiais sobre o encontro. Para já, a preparação é feita com “visitas especiais”.

Hoje, mais de 50 crianças do centro escolar de Antas e do centro social de Calendário marcaram presença no treino, convivendo depois com o plantel.