Portugal
Famalicão bate Paços de Ferreira e reforça liderança da Liga
2019-09-14 18:25:00
Vitória por 4-2

O Famalicão consolidou hoje a liderança isolada da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Paços de Ferreira por 4-2, num jogo da quinta jornada da prova em que sofreu um ligeiro ‘susto’ na parte final.

A equipa comandada por João Pedro Sousa, que esteve a ganhar por 4-0, mas consentiu dois golos aos visitantes nos últimos minutos, apenas perdeu, até ao momento, dois pontos - em Guimarães – e visita na próxima ronda o Sporting na condição de líder isolado.

O Paços de Ferreira, outro recém-promovido, chegou a esta jornada no fim da tabela, onde se mantém, e já com uma mudança de treinador. Pepa assumiu o comando técnico, substituindo Filipe Rocha, que em quatro jogos tinha conquistado apenas um ponto. O treinador dos ‘castores' estreou-se, assim, no comando da equipa com uma derrota.

A primeira parte teve pouca qualidade, com poucas oportunidades, valendo apenas uma grande penalidade nos minutos iniciais e que deu o primeiro golo da formação da casa.

Aos cinco minutos, Pedro Gonçalves foi rasteirado na área e o árbitro não hesitou em assinalar a grande penalidade que Fábio Martins não desperdiçou.

Até ao intervalo reinou o equilíbrio, com o Paços de Ferreira a tentar dar uma resposta à desvantagem, mas com dificuldades em criar situações de perigo. O Famalicão também não fez a diferença.

No segundo tempo, o cenário mudou. Depois de ajustes nas duas equipas, com a entrada de Guga, no Famalicão, e Tanque, no Paços de Ferreira, a formação da casa aumentou a vantagem. Foi, precisamente, Guga o autor do segundo golo, dois minutos depois de entrar em campo, aos 60, após uma ‘arrancada’ de Fábio Martins.

O Famalicão ‘cresceu’ no jogo, subiu no terreno e criou situações de perigo. Sete minutos depois do segundo golo voltou a mexer no marcador. Fábio Martins, que esteve muito inspirado no encontro, bisou e fez o terceiro tento da equipa da casa.

O extremo famalicense, após uma jogada individual em que passou por dois adversários, ‘disparou’, não dando qualquer hipótese de defesa ao guardião pacense.

Aos 72 minutos, o Famalicão fez o quarto golo, por intermédio de Pedro Gonçalves. Lameiras arrancou pela direita e rematou para defesa de Ricardo Ribeiro e, na recarga, o médio não desperdiçou a oportunidade.

A partir desse momento, a formação comandada por João Pedro Sousa começou a gerir o resultado. O Paços de Ferreira, por outro lado, não baixou os braços e continuou a procura de marcar, algo que acabou por acontecer já perto do fim do jogo.

Tanque surpreendeu tudo e todos na fase final da partida ao apontar os dois golos do Paços de Ferreira.

O primeiro, aos 87 minutos, após uma transição rápida. Bernardo fez o cruzamento da direita e Tanque fez uma boa receção junto ao segundo poste, ajeitou a bola e marcou sem dificuldade.

O segundo aconteceu já em tempo de descontos, aos 90+3 minutos. Rafael Gava fez um cruzamento na esquerda e o avançado, no alto, cabeceou para dentro da baliza de Defendi, selando o resultado final.