Portugal
Expulsões: um quebra-cabeças que faz exasperar Sérgio Conceição
2017-12-31 18:30:00
FC Porto já registou quatro expulsões no decorrer da temporada, sempre com jogadores nucleares do onze

O FC Porto registou neste sábado diante do FC Paços de Ferreira, na capital do móvel, a quarta expulsão desta temporada. Herrera juntou-se a Danilo, Felipe e Corona no lote de jogadores que se viram forçados a cumprir castigo por motivos de ordem disciplinar. Como consequência, o médio mexicano que envergou a braçadeira de capitão na passagem dos dragões à "final four" da Taça da Liga, não vai poder jogar na quarta-feira fora de portas, frente ao Feirense, em jogo relativo à 16ª jornada do campeonato, o que muito irritou Sérgio Conceição.

"A expulsão do Herrera deixa um sabor amargo", não deixou de referir o treinador portista, mostrando insatisfação face ao acto do jogador. "É o ponto negativo desta noite. Não havia necessidade de ter feito o que fez. Se calhar nem atingiu o adversário mas fez o gesto e já e sabe, contra o FC Porto não se facilita. Vamos ficar sem um jogador importante."

A verdade é que nos dois últimos jogos, o FC Porto viu dois jogadores expulsos, por sinal, jogadores nucleares na estrutura da equipa. Depois de Danilo, Herrera, pelo que o treinador será forçado a mexer novamente na zona central do meio campo. André André poderá, desta forma, ter nova oportunidade na equipa titular, que assistirá ao regresso de Danilo, ausente em Paços de Ferreira por ter visto o cartão vermelho na sequência de duplo amarelo no triunfo sobre o Rio Ave, por 3-0, também relativo à Taça da Liga.

Os registos respeitantes ao campeonato mostram que não há uma diferença substancial no que diz respeito aos três grandes quanto à amostragem de cartões. O FC Porto tem, no entanto, mais cartões amarelos averbados do que Sporting e Benfica (31 contra 29 dos leões e 28 das águias), sendo os encarnados, aliás, a equipa com menos cartões averbados na Liga, pese embora o facto de já terem visto um jogador (Zivkovic) expulso por acumulação de cartões amarelos (curiosamente no Dragão frente ao FC Porto), como sucedeu com Corona, que recebeu ordem para regressar mais cedo aos balneários no empate a um golo frente ao Desportivo das Aves, consequência de dois cartões amarelos averbados no período de 12 minutos, quando ainda não estava decorrida uma hora de jogo.

Esta foi, no entanto, a única expulsão averbada pelos dragões no campeonato. A outras três tiveram lugar em competições distintas, uma na Liga dos dos Campeões e duas na Taça da Liga. Na Champions, Felipe foi expulso aos 36 minutos do desafio com o AS Mónaco no Dragão, que a equipa portuguesa acabou por vencer de forma clara por 5-2; na Taça da Liga Danilo abandonou o jogo com o Rio Ave aos 80 minutos, enquanto no sábado Herrera também recebeu ordem de expulsão na parte final, aos 88 minutos.

A expulsão de Felipe não deixou Sérgio Conceição nada satisfeito. Coincidência ou não, o defesa central brasileiro passou de titular indiscutível ao banco de suplentes. Nos últimos cinco jogos, o camisola 28 só disputou o penúltimo, no triunfo portista frente ao Rio Ave, no Dragão, por 3-0.

A expulsão que tanto irritou Sérgio Conceição

 

Expulsões do FC Porto em 2017/18

Herrera (P. Ferreira-FC Porto, 2-3) 88 minutos

Danilo (FC Porto-Rio Ave, 3-0) 80 minutos

Felipe (FC Porto-AS Mónaco, 5-2) 38 minutos

Corona (Aves-FC Porto, 1-1), 52 minutos