Portugal
Ex-advogado da FIFA prevê condenação do Sporting no caso Bruno Fernandes
2020-05-07 10:50:00
'Samp' reclama pagamento de uma verba mas leões acreditam que foi tudo feito na legalidade

A Sampdoria decidiu mover uma queixa na FIFA contra o Sporting devido à transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United e Gonçalo Almeida, ex-advogado da FIFA, prevê que os leões possam ser condenados neste processo.

"Parece-me pouco plausível que a Sampdória perca este caso, porque o espírito dessa cláusula é compensar numa venda, independentemente do que se passou e do contrato", afirmou, em declarações ao jornal O Jogo.

O emblema italiano reclama ter direito a uma verba neste negócio, mas o Sporting alega em sua defesa que a resolução unilateral do contrato de Bruno Fernandes, "no verão de 2018 do jogador", após o ataque à Academia de Alcochete, tendo depois assinado um novo vínculo, faz com que a cláusula referida perca "o efeito jurídico".

Gonçalo Almeida, que durante cinco anos trabalhou na Comissão do Estatuto do Jogador da FIFA, sustenta que não conhece o contrato em questão mas diz que "há questões em que o bom senso deveria bastar".

O advogado teme que no futuro, caso seja dada razão aos leões, os clubes tentem uma "marosca para evitar pagamentos" ao rescindirem contratos com jogadores e, posteriormente, voltarem a assinar novo vínculo, por forma a ficarem livres de obrigações anteriormente acordadas com outras entidades. 

Seja qual for a decisão, o advogado realça que esta é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Em 2017, o Sporting contratou o médio internacional português à Sampdória por 8,5 milhões de euros, com a 'Samp' a ficar detentora de 10 por cento de uma mais-valia futura.

Em janeiro, os‘leões transferiram Bruno Fernandes para o Manchester United por 55 milhões de euros, mais 25 milhões em variáveis e 10 por cento de uma futura mais-valia.