Portugal
Europa faz Bas Dost baixar drasticamente de rendimento
2017-11-21 11:00:00
Avançado holandês marca muito em Portugal. Nas provas da UEFA, contudo, nem tanto

Maior goleador do Sporting e um dos principais do futebol português, Bas Dost já leva onze golos em 2017/18 mas continua com um problema que não é de hoje: o rendimento baixa de forma radical quando a prova em questão é europeia, como a Liga dos Campeões ou a Liga Europa, como é o caso do próximo encontro do clube de Alvalade, ante o Olympiacos.

Chegou, viu e venceu. Foi assim a história de Bas Dost desde que assinou pelo Sporting no final do mercado de transferências do verão de 2016. O avançado holandês pouco ou nada demorou a cair nas graças dos adeptos leoninos, assumindo-se como a principal arma verde e branca na hora de atacar as balizas adversárias. Terminou a temporada 2016/17 como melhor marcador da Liga, deixando bastante para trás Tiquinho Soares, André Silva, Mitroglou, Marega ou Jonas.

No que toca a golos marcados, a última época só está mesmo atrás de 2011/12, o último ano de Bas Dost ao serviço do SC Heerenveen. Nessa temporada, o internacional pela 'Laranja Mecânica' faturou em 37 ocasiões, mais uma que em 2016/17 no conjunto de todas as competições. Na Liga Portuguesa, no total, Bas Dost tem 43 golos em 42 jogos até ao momento, superando a marca média de um golo por desafio (1,02). Na Alemanha, a média baixava para 0,42 (85 jogos/36 golos) e, na Holanda, era metade do que está a fazer em Portugal (0,51 golos por jogo - 120 jogos/62 golos).

Apesar dos números em Portugal serem os melhores da carreira, Bas Dost conseguiu marcas de bom nível no seu país natal, onde representou o FC Emmen, Heracles Almelo e SC Heerenveen, e na Alemanha, onde foi jogador do VfL Wolfsburgo. Mesmo nas Taças, Bas Dost tem dois golos em três jogos na portuguesa, nove golos em 16 jogos na alemã e seis golos em sete jogos na holandesa.

Bas Dost fez ainda um jogo referente à Supertaça da Alemanha e outros dois para a Taça da Liga do nosso país, não apontando qualquer golo. Contudo, as amostras são demasiado pequenas para chegar a qualquer tipo de conclusão definitiva em relação a estas competições.

Bas Dost, num lance com Chiellini, no empate do Sporting com a Juventus (António Cotrim/Lusa)

O problema do avançado chega quando a prova em conta é continental. Para a fase de grupos da Liga dos Campeões, Bas Dost já realizou 16 jogos e marcou apenas dois golos, perfazendo uma média de 0,12 golos por jogo, um número consideravelmente inferior àquele que o holandês apresenta nas competições domésticas.

O primeiro golo na liga milionária surgiu em 2015/16, quando o VfL Wolfsburgo bateu o PSV por 2-0 na quarta jornada da fase de grupos. O segundo (e último) teve lugar já com a camisola do Sporting, numa receção dos leões ao Legia Varsóvia que terminou com o mesmo resultado: 2-0 para o conjunto de Bas Dost, que marcou já em 2017/18 pelo Sporting para a Liga dos Campeões, mas na qualificação (contra o Steaua Bucareste). De resto, Bas Dost já enfrentou clubes como Real Madrid, FC Barcelona, Juventus, Manchester United ou Borussia Dortmund, mas ficou sempre em branco.

Na Liga Europa, a média é superior, ainda que continue a ser mais baixa que . Em nove jogos na segunda mais importante competição europeia, dois golos curiosos. Isto porque foram ambos ao serviço do VfL Wolfsburgo num jogo contra o... Sporting. Em 2014/15, os leões encontraram os lobos germânicos nos 1/16 de final da Liga Europa e, na primeira mão realizada na Alemanha, Bas Dost 'bisou' e complicou a vida ao futuro clube, que não foi além de um 0-0 em Alvalade. A média de Bas Dost na Liga Europa fixa-se nos 0,22 golos por jogo.

Outro facto digno de registo prende-se pelo rendimento da equipa com e sem Bas Dost inspirado. Sempre que o avançado marca, o conjunto que representa acaba por vencer a partida. Foi assim pelo VfL Wolfsburgo, contra o Sporting e o PSV, e pelo Sporting, contra o Legia Varsóvia e o Steaua Bucareste.

O jogo com o Olympiacos pode servir para Bas Dost melhorar a média de golos por jogo na fase de grupos da Liga dos Campeões e, também, para permitir ao Sporting garantir, pelo menos, a repescagem para a Liga Europa na fase a eliminar. A partida tem início esta quarta-feira, pelas 19h45, no Estádio José Alvalade.