Portugal
"Estava apavorado", diz Ricardo Nunes
2019-12-26 12:50:00
Guarda-redes explica como o futebol ajudou a criar uma onda solidária de apoio para enfrentar a doença

Ricardo Nunes enfrenta um problema oncológico que já o obrigou a ser submetido a uma operação. Agora, o guarda-redes está de regresso às suas funções no Chaves mas não esconde que ficou "comovido" com a onda solidária que o envolveu quando a notícia foi tornada pública.

"Estava apavorado, liguei logo à minha mulher. Senti logo algo de estranho quando o médico estava a fazer o exame e me fez muitas perguntas. Pedi-lhe para me dizer a verdade", conta o ex-guarda-redes do FC Porto, em entrevista à 'RTP', confessando que sempre teve "muito medo dessa doença". "Era uma coisa que me causava confusão e medo e esse medo apareceu", reconheceu, falando das mensagens de apoio que foi recebendo.

"Foi brutal. Agradeço a todos. A vida vai muito mais além do futebol e há coisas mais importantes que o futebol que não serve só para competir, serve para estas ondas de solidariedade."

O futebolista natural da Póvoa do Varzim - que se manifestou comovido por ter recebido uma visita de Pinto da Costa - explicou que foi detetado um tumor no testículo, que obrigou à sua remoção e colocação de uma prótese e que agora tem de fazer exames de rotina de três em três meses durante um ano.

Ricardo Nunes foi sujeito em 27 de agosto a uma intervenção cirúrgica, que decorreu no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

O experiente guarda-redes representa pela quarta temporada consecutiva o conjunto transmontano, agora na II Liga, após três épocas no escalão máximo, tendo realizado um total de 59 partidas.

No seu currículo conta com passagem por clubes como FC Porto, Académica, União de Leiria e Varzim, no qual fez a sua formação.