Portugal
Frankfurt pintada com as cores da esperança benfiquista
2019-04-18 17:05:00
Águias defendem vantagem (4-2) na Alemanha, diante do Eintracht, em jogo da Liga Europa

O centro da cidade de Frankfurt vai-se pintando de vermelho e branco, as cores da esperança benfiquista num resultado positivo frente ao Eintracht, que garanta às ‘águias’ mais um passo rumo à final da Liga Europa de futebol.

Ao contrário da véspera, a quinta maior cidade da Alemanha acordou soalheira, brilhante e convidativa aos locais, mas, sobretudo, aos turistas, entre os quais os adeptos do Benfica que vão assistir ao encontro de hoje, frente ao Eintracht Frankfurt.

Junto à estação de metro de Frankfurt (Main) Hauptwache, no centro da cidade, eram 14:00 (hora local) quando duas dezenas de adeptos 'encarnados' se fizeram ouvir: “SLB, SLB, glorioso SLB.”

Outros sete amigos benfiquistas, ali mesmo ao lado, preparavam-se para almoçar. André Marques foi imediatamente incumbido pelos restantes de ser o porta-voz e, à agência Lusa, transmitiu a confiança que paira entre as hostes benfiquistas, depois do triunfo de há uma semana, na Luz (4-2).

“Penso que o Benfica vai dar um bocadinho de esperanças ao Frankfurt, mas a brincadeira vai acabar cedo. Assim que entrar a primeira batatinha, o jogo acaba. Estamos confiantes em garantir a nossa passagem à próxima fase, rumo a Baku [no Azerbaijão, onde será disputada a final da Liga Europa]”, disse à Lusa.

Pelo meio, o discurso de André foi interrompido por dois outros adeptos, que tinham acabado o repasto na mesa ao lado. Eram apoiantes do Eintracht Frankfurt: “Boa sorte... mas não muita”, desejou um deles, entre sorrisos.

Na primeira mão dos quartos de final, o destaque foi por inteiro para João Félix, autor de três golos e uma assistência. Agora, na Commerzbank Arena, será outro avançado a ‘brilhar’ de ‘águia’ ao peito: “Vai ser o mano Rafael. O Rafa, hoje, vai fazer dois golinhos, na senda do que tem vindo a fazer e vai acabar com a eliminatória.”

Quanto ao resultado, a perspetiva generalizada no grupo é de um empate “2-2, 3-3”, sendo que uma coisa parece certa: “Temos de marcar para passar, porque eles também vão marcar”, atirou André.

Uma igualdade é a também a previsão de Bernardo Pimenta, português que vive em Estugarda e que se deslocou a Frankfurt com a mulher, depois de também terem apoiado o Benfica em Munique, na fase de grupos da Liga dos Campeões.

“Acredito num 2-2 ou 3-3. Quando o jogo abrir, vai ser como na Luz. Não me importava que fosse como o jogo de ontem entre o Manchester City e o Tottenham [4-3, para a Liga dos Campeões]. Daria para passar, que é o que interessa”, perspetivou Bernardo à Lusa.

Num jogo que “vai ser apertado” e perante um Eintracht Frankfurt que “vai entrar muito forte”, há um jogador que pode ‘empurrar’ as ‘águias’ para a fase seguinte: “O Félix pode sobressair, porque a defesa do Eintracht não é a aquela coisa. Ele pode fazer uma gracinha.”

A esposa de Bernardo, mais contida na análise ao futebol, não perde, ainda assim, a confiança para um jogo no qual fez questão de acompanhar o marido, que “é completamente fanático pelo Benfica”.

“Acho que vai ser muito divertido. É sempre giro ver um jogo ao vivo, pela atmosfera e acho que vamos ganhar. Amanhã [sexta-feira] vai ser uma boa viagem de regresso a Estugarda, com um bom resultado na barriga”, confessou à Lusa, antes

Benfica e Eintracht Frankfurt jogam a segunda mão dos quartos de final da Liga Europa a partir das 20:00 (hora portuguesa), na Commerzbank Arena, em Frankfurt, num encontro que será dirigido pelo italiano Daniele Orsato.