Portugal
Especialistas de arbitragem de acordo: Sporting com mais razões de queixa
2018-05-06 11:45:00
Ficaram dois penáltis por assinalar contra o Benfica e dois vermelhos diretos, um para cada lado, por exibir

Dois penáltis por assinalar, ambos contra o Benfica, e dois cartões vermelhos diretos por exibir, a Rúben Dias e Bruno Fernandes, respetivamente. Esta é a opinião da maioria dos especialistas dos diversos jornais acerca de todos os lances polémicos de arbitragem no Sporting-Benfica deste sábado.

Aos oito minutos, Rafa rematou ao poste da baliza do Sporting, na sequência de um lance com Rui Patrício na área leonina. O avançado do Benfica chocou com o guardião do Sporting e o painel de O Jogo (Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo) defende que não houve grande penalidade no lance. Duarte Gomes (A Bola) também considerou bem avaliado o lance entre Rafa e Patrício, assim como Marco Ferreira (Record) e Jorge Faustino (Record).

Aos 15 minutos, num lance entre Rúben Dias e Mathieu, o Sporting reclama penálti por o defesa do Benfica alegadamente estar a impedir o central leonino de disputar a bola. Dos seis especialistas, cinco são unânimes em considerar que ficou um penálti por marcar. Jorge Faustino (Record), Duarte Gomes (A Bola), Jorge Coroado (O Jogo), José Leirós (O Jogo) e Fortunato Azevedo (O Jogo) não tem dúvidas de que Xistra errou, embora Jorge Faustino e Duarte Gomes reconheçam que é um penálti de televisão. Apenas Marco Ferreira (Record) acha que não há qualquer infração cometida por Rúben Dias, considerando a intervenção do central do Benfica "involuntária".

Aos 41 minutos, Xistra assinalou uma falta de Jardel sobre William na área do Sporting, lance no qual o Benfica se queixou de uma eventual grande penalidade por mão do médio leonino. A globalidade dos especialistas de arbitragem esteve em concordância neste lance, ao considerar que não houve penálti de William.

Aos 56 minutos, novo lance polémico do dérbi a envolver Rúben Dias e Bas Dost nas alturas, com o defesa central do Benfica alegadamente a impedir o avançado holandês de saltar. Aqui de novo há quase unanimidade no juízo do lance por parte dos especialistas ao considerarem que Rúben Dias carregou mesmo Dost na área e que Xistra deveria ter assinalado o pontapé de penálti a favor do Sporting. Marco Ferreira discorda e justifica a sua avaliação "atendendo ao critério utilizado" por Xistra "em situações semelhantes.

Já o lance polémico ocorrido aos 84 minutos entre Rúben Dias e Gelson, com o primeiro a acertar com o cotovelo na face do jogador do Sporting merece total unanimidade por parte dos especialistas. Ficou falta por sancionar e vermelho por exibir ao central do Benfica.

Quanto ao lance ao minuto 90+4', em que Bruno Fernandes vê o amarelo por falta sobre Cervi, apenas Jorge Coroado acha que Carlos Xistra agiu bem na cor do cartão. Para os outros cinco especialistas, o árbitro da AF Castelo Branco deveria ter exibido o vermelho direto ao médio leonino, e consequente expulsão.

Outro lance com alguma polémica ocorreu ao minuto 90+2' quando foi assinalado um fora d ejogo a Gelson quando este se escapava nas costas da defesa do Benfica. O painel do "Jogo" diz que a decisão de Xistra foi errada e Duarte Gomes corrobora da mesma opinião. Os especialistas do "Record" não abordarame este lance.

Por último, aos 90+7, um lance polémico na área do Sporting com Xistra a assinalar falta sobre Patrício que acaba com a bola a entrar na baliza já com o lance interrompido. Para Jorge Faustino, o guarda-redes leonino "não sofre qualquer falta" e por isso é "um lance incorretamente avaliado e invalidado". Duarte Gomes fala de "uma falta mais do que discutível, em lance muito, muito prometedor". Marco Ferreira não tem dúvidas que a falta é bem assinalada. "Jardel desequilibra Patrício", argumenta. O painel de especialistas de "O Jogo" não aborda o lance.