Portugal
“Em Portugal só duas equipas são campeãs e uma intromete-se a cada 20 anos"
2020-04-24 18:15:00
Lito Vidigal critica a falta de competitividade do futebol português

O ex-treinador do Boavista, Lito Vidigal, participou no debate ‘O futebol em português’ organizado pela União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos “UTFPL” e falou da competitividade do futebol português.

De acordo com o técnico de 50 anos, existe pouca competição em Portugal, fazendo alusão aos últimos 20 anos, dominados pelo Benfica e FC Porto.

“Em Portugal só duas equipas são campeãs e uma intromete-se a cada 20 anos… É um combate desigual”, afirmou Lito Vidigal.

Com vários anos de experiência no principal escalão do futebol português, o técnico angolano sabe da dificuldade que os treinadores das outras equipas têm em preparar os jogos contra as equipas mais fortes.

No entanto, Lito Vidigal garante que na cabeça de todos eles está a vontade de querer vencer e elogia a qualidade do treinador português.

“Temos que trabalhar determinados aspetos contra equipas mais fortes, mas sempre com espírito de querer vencer. Nós, com menos recursos, fazemos boas coisas”, referiu.

O treinador pronunciou-se também da metodologia do treino e da forma como os profissionais passam a mensagem ao grupo de trabalho.

Lito Vidigal deu o exemplo do ‘treinador touro’ como uma forma de comportamento dos responsáveis pelas equipas técnicas.

“Um treinador ‘touro’ tem que conseguir achar forma de passar forma diferente a mensagem e criar cenários aos jogadores. Não há nenhum treinador que não tenha dado um pontapé num caixote do lixo, e fizemo-lo para passar a mensagem, não para ferir os sentimentos de um atleta”, concluiu.