Portugal
Em duelo de 'aflitos', um pode pontapear a crise
2017-12-15 21:00:00
Feirense, Vitória de Setúbal ou os dois vão interromper série de vários jogos consecutivos a perder

Este sábado, pelas 16h00, o Estádio Marcolino de Castro vai receber um jogo da 15ª jornada da Liga entre duas equipas que atravessam a pior fase da temporada. Feirense e Vitória de Setúbal vão em sete e seis derrotas consecutivas, respetivamente, e estão em posições frágeis na tabela: enquanto os fogaceiros estão no 15º lugar (onze pontos), os jogadores do Bonfim estão logo a seguir, na 16ª posição (dez pontos). A linha de despromoção está logo a seguir, com Moreirense e Estoril a somar oito pontos nos dois últimos lugares.

No caso do Feirense, a equipa até começou a Liga da melhor forma, conseguindo duas vitórias e dois empates nos quatro primeiros jogos. Passou, depois, por um período complicado e e saiu derrotado quatro vezes seguidas, mas recuperou com uma vitória sobre o Rio Ave na nona jornada do campeonato. Contudo, desde então, Nuno Manta Santos viu o seu conjunto perder os últimos sete jogos seguidos. Apesar de nenhum dos desaires ter sido pesado, a verdade é que o Feirense se atrasou bastante na Liga e está muito perto dos dois últimos classificados da tabela classificativa.

Entre as consequências das últimas derrotas encontra-se também a eliminação da Taça de Portugal depois do Feirense perder em casa com o Vitória de Guimarães por 2-1 e o comprometimento da passagem à fase seguinte da Taça da Liga ao ir ao recinto do Moreirense para os minhotos vencerem pelo mesmo resultado.

A situação do Vitória de Setúbal não é muito melhor: seis derrotas consecutivas. A equipa de José Couceiro não teve um arranque de Liga tão positivo, mas a situação era bem mais estável que a atual. Tal como o Feirense, o Vitória foi eliminado da Taça de Portugal (derrota por 2-0 na Luz) e perdeu outros cinco encontros para a Liga, incluindo as goleadas com Portimonense (5-2), Benfica (6-0) e FC Porto (0-5). Nesse sentido, o Vitória de Setúbal sofreu 21 golos nos últimos seis jogos, ainda que três deles tenham sido contra Benfica ou FC Porto.

Posto isto, ganhar pontos é abslutamente crucial para qualquer uma das equipas, que se encontram acompanhadas na classificação da Liga e sabem que, a qualquer momento, podem ser ultrapassadas e cair para a parte de baixo da linha de água.

Série negra do Feirense (7D, 3GM, 11GS):
- Benfica 1-0 Feirense (Liga)
- Feirense 0-1 Marítimo (Liga)
- Moreirense 2-1 Feirense (Taça da Liga)
- Vitória de Guimarães 2-1 Feirense (Taça de Portugal)
- SC Braga 3-1 Feirense (Liga)
- Feirense 0-1 Aves (Liga)
- Vitória de Guimarães 1-0 Feirense (Liga)

Série negra do Vitória de Setúbal (6D, 4GM, 21GS):
- Portimonense 5-2 Vitória de Setúbal (Liga)
- Vitória de Setúbal 0-1 Aves (Liga)
- Benfica 2-0 Vitória de Setúbal (Taça de Portugal)
- Benfica 6-0 Vitória de Setúbal (Liga)
- Vitória de Setúbal 1-2 Vitória de Guimarães (Liga)
- Vitória de Setúbal 0-5 FC Porto (Liga)

18 jogos, tudo empatado

O histórico de partidas entre Feirense e Vitória de Setúbal não podia ser mais equilibrado. Nos 18 jogos disputados entre as duas equipas, cada uma soma seis vitórias e o empate verificou-se noutras seis ocasiões. A única disparidade acontece nos golos: os sadinos faturaram 19 vezes nos jogos realizados com os fogaceiros (1,06 golos/jogo), enquanto o Feirense colocou 13 bolas na baliza do Vitória (0,72 golos/jogo).

Contudo, nos últimos quatro encontros, a equipa de Santa Maria da Feira leva vantagem, conseguindo duas vitórias e dois empates. Em março deste ano, altura em que os dois conjuntos se defrontaram pela última vez, o Feirense levou a melhor por 2-1, no Bonfim. Vasco Fernandes adiantou os vitorianos aos 27', mas um autogolo de Frederico Venâncio e o tento decisivo de Luís Machado sentenciaram os três pontos.

A última vitória dos setubalenses contra o Feirense aconteceu em 2004, na 34ª jornada da Segunda Liga, mas é preciso voltar a 1992 para encontrar o derradeiro triunfo do Vitória em casa do Feirense. Estávamos na temporada 1991/92 e a partida era referente à Segunda Divisão de Honra dessa temporada. Com 2-0 no marcador, esse foi também o último jogo entre os clubes que terminou com uma diferença superior a um golo. A maior goleada registada foi, curiosamente, o primeiro jogo da história entre Vitória de Setúbal e Feirense, em 1963, com os sadinos a baterem o adversário por 5-1. Com três golos, Quim foi o herói da partida.