Portugal
"É nas Antas, é nas Antas". O dia em que a final FC Porto-Benfica deixou o Jamor
2020-05-25 14:20:00
Carlos Manuel recorda final emblemática para as águias que foram ao norte derrotar FC Porto

Com o regresso do campeonato já agendado, resta saber em que estádio se jogará a final da Taça de Portugal, caso a FPF opte pela realização da final entre Benfica e FC Porto. O Estádio do Jamor já estará descartado por não reunir condições de segurança e a mudança do palco do jogo decisivo da Prova Rainha é algo histórico, que não se vê há várias décadas.

Da última vez que o jogo não se realizou no Estádio Nacional, a final aconteceu entre Benfica e FC Porto, no Estádio das Antes, com triunfo encarnado.

"O presidente do Benfica, na altura, o senhor Fernando Martins, disse que 'nós não vamos às Antas jogar'. E não íamos. Chegou a um ponto em que aquilo era tanta confusão nos jornais que, na altura, acho que foi o Erikson que propôs ao Fernando Martins: 'Presidente, vamos jogar. 'É nas Antas é nas Antas e vamos jogar'. E pronto foi assim. Nós lá fomos. Ganhámos, fizemos um bom jogo, as coisas correram bem", comentou Carlos Manuel, em declarações à Renascença.

Autor do golo da vitória do Benfica nessa final, Carlos Manuel recorda a polémica que também se fez sentir em 1983 pela marcação da final para as Antas e tendo o FC Porto depois chegado ao derradeiro encontro.

"Na altura, havia a polémica de a final ser sempre em Lisboa e o FC Porto tinha razão nesse aspeto. Mas acho que, por uma questão de bom senso, se o FC Porto chegasse à final, deveria ter sido noutro sítio".

Carlos Manuel entende que não se jogar a final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor não é a mesma coisa.

"É completamente diferente jogar noutro estádio e nunca será igual".

António Veloso, antigo capitão do Benfica, já disse também não compreender como é que a final, mesmo à porta fechada, não se jogará no Jamor.