Portugal
“É muito difícil ter que cancelar os campeonatos…”, afirma João Tomás
2020-04-01 17:15:00
O ex-jogador do Benfica analisa o futuro das competições em Portugal

O antigo futebolista do Benfica, João Tomás, falou sobre a paragem das competições profissionais em Portugal, face ao surto do Covid-19 em Portugal.

Em declarações à Sport TV, o ex-jogador de 44 anos destaca que é “muito difícil” a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Profissional de Futebol (LPF) terem que cancelar os campeonatos.

“Eu acredito que seja a melhor expetativa, quer dos atletas, dos dirigentes. Na minha perspetiva, é muito difícil para uma federação ter que cancelar os campeonatos e depois perceber as consequências de uma decisão dessas”, afirmou João Tomás, acrescentando que as consequências não serão apenas de índole desportiva, mas financeira.

Pedro Proença, presidente da LPF, referiu, na passada terça-feira, que “jogar à porta fechada é uma possibilidade”.

Conhecedor da realidade do futebol português, João Tomás indicou que as decisões futuras terão de ser ponderadas.

“Julgo que estás medidas, que estão nas mãos da Liga, da FPF e dos organismos internacionais, são medidas muito sensíveis. Inclusivamente, elas têm que se enquadrar na parte regulamentar, que terá de ser alterada. Nós não podemos fazer nada que seja ilegal”, salientou.

Ao mesmo tempo, o ex-diretor desportivo do Famalicão garante que terá de haver celeridade por parte dos organismos para resolver esta situação invulgar no mundo do futebol

“É urgente que estes organismos tomem decisões, que muitas das vezes são complexas, já que falamos de competições suspensas, canceladas, ou que estão num espaço temporal extremamente reduzido”, rematou.