Portugal
Duarte Gomes relembra que os árbitros “são a única autoridade em campo”
2020-04-15 20:05:00
O ex-árbitro deixa esclarecimentos sobre o videoárbitro

Em artigo de opinião publicado no jornal ‘Expresso’, Duarte Gomes falou sobre o videoárbitro e deixou vários esclarecimentos sobre a mesma.

O ex-árbitro referiu que a partir da próxima época irá haver um maior número de consultas de lances em campo, o que só “credibiliza” os árbitros.

Ao mesmo tempo, Duarte Gomes relembra os adeptos que cabe aos responsáveis pela arbitragem “a palavra final” nas decisões.

“Convém não esquecermos que os árbitros são a única autoridade em campo e deve caber-lhes a palavra final, sobretudo nos momentos mais importantes, que possam gerar controvérsia imediata e/ou polémica durante semanas”, afirmou o ex-árbitro.

No entanto, Duarte Gomes lamenta que o Internacional Board (IFAB) não autorize o acesso público à comunicação entre o árbitro e videoárbitro, já implementada em modalidades como o râguebi e futebol americano.

“É uma pequena ‘machadada’ na transparência de um processo que todos entendemos que pode e deve ser mais cristalino, para defesa sobretudo da própria classe.”, referiu.

Para Duarte Gomes, caso houvesse essa forma de comunicação, a opinião sobre a arbitragem iria mudar, acrescentando que mais informação significa menos suspeição.

“A sinceridade e generosidade da intenção que está por detrás deste processo daria, à perceção pública, outra credibilidade. Mais informação é sempre sinónimo de menos suspeição, sobretudo numa área sensível como a da arbitragem”, indicou.

Na semana passada, Duarte Gomes apelou à reflexão de todos num “conselho de borla de quem não tem telhados de vidro e dorme tranquilo”.

O ex-árbitro internacional também criticou os intervenientes que distribuem “desdém, egoísmo ou arrogância".