Portugal
Duarte Gomes aconselha reunião antes dos jogos para limpar "fantasmas do sótão"
2020-04-23 12:25:00
Conversa entre treinadores, jogadores e árbitros num registo "descontraído"

Numa tentativa de potenciar a convivência entre agentes desportivos com a arbitragem, Duarte Gomes entende que poderia ser pensada numa conversa daqui em diante entre treinadores, jogadores e árbitros antes dos jogos.

"Porque não permitir que os árbitros dêem uma palavrinha rápida a jogadores e técnicos, antes do início de cada jogo?", questiona o ex-árbitro, em declarações na 'Tribuna Expresso'.

Duarte Gomes lembra que já ocorre a tradicional reunião técnica entre os delegados das equipas, das forças de polícia e segurança, médicos e os árbitros antes das partidas.

Assim, o ex-árbitro considera que seria útil que treinadores e jogadores pudessem trocar ideias de "forma clara, aberta e franca" com as equipas de arbitragem "num registo tranquilo, leve e agradável".

A ideia defendida por Duarte Gomes é que nesse momento as equipas pudessem "arejar" do ambiente tenso que normalmente 'veste' os jogos e até situações passadas.

O ex-árbitro considera que assim se "limpava fantasmas do sótão" com situações passadas.

Deste modo, o antigo internacional de arbitragem crê que estaria "tudo exorcizado" em relação ao passado.

Em tempo de isolamento, o ex-árbitro tem vindo a apelar a uma reflexão para que tanto o jogo como a arbitragem possam crescer.

Recentemente, Duarte Gomes assinalou que estes tempos de confinanmente são "uma oportunidade de ouro" para o mundo mudar.

"Para nos tornarmos almas mais bonitas, gente exemplar", revelou, em tempos, Duarte Gomes.