Portugal
Dragões e leões voltam a jogo para o quarto embate da época entre si
2019-05-24 01:05:00
Sábado estas equipas medem forças no Jamor para tentarem a conquista da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol assinala o quarto e último embate da temporada entre Sporting e FC Porto, com uma inconsequente vitória para o ‘dragões’ e dois empates, um deles bem ‘saboroso’ para os ‘leões’.

Na última ronda do campeonato, no passado sábado, o FC Porto bateu o Sporting, por 2-1, no Estádio do Dragão, enquanto na primeira volta, em Alvalade, registou-se um ‘nulo’.

Em janeiro, na final da Taça da Liga, em Braga, ‘dragões’ e ‘leões’ empataram a uma bola, mas o Sporting acabou por superiorizar-se no desempate por grandes penalidades e levantou o troféu pela segunda época consecutiva.

O primeiro embate aconteceu em 12 de janeiro, em Alvalade, na 17.ª jornada da I Liga, num jogo em que a formação de Marcel Keizer estava obrigada a vencer, já que estava a oito pontos dos (na altura) campeões nacionais, que lideraram a prova.

Num jogo sem grandes oportunidades, o resultado ficou a zero e, bem cedo, o Sporting despediu-se, praticamente, da luta pelo título.

Catorze dias depois, os dois emblemas voltaram a defrontar-se, agora em Braga, no jogo decisivo da Taça da Liga, com o Sporting a conseguir ‘roubar’ o troféu ao FC Porto já nos minutos finais da partida.

O brasileiro Fernando Andrade, reforço de inverno vindo do Santa Clara, colocou a formação de Sérgio Conceição na frente, aos 79 minutos, mas o holandês Bas Dost empatou aos 90+2, de grande penalidade, a castigar falta de Óliver sobre Diaby.

Tendo em conta que a Taça da Liga não contempla prolongamento, o troféu decidiu-se nos penáltis, com o Sporting a vencer por 3-1, num desempate em que Eder Militão, Hernâni e Felipe falharem para os ‘dragões’.

O cenário foi bem diferente no último sábado, na despedida da edição 2018/19 da I Liga, com o FC Porto a entrar em campo ainda com hipóteses de chegar ao título e o Sporting a saber que já não sairia o terceiro lugar.

No Estádio do Dragão, logo aos 19 minutos, o colombiano Borja viu o vermelho direto e deixou os lisboetas com menos uma unidade, colocando-se também fora da final da Taça de Portugal.

Mesmo assim, já na segunda parte, aos 61 minutos, o avançado brasileiro Luiz Phellype deu vantagem ao Sporting, num lance de contra-ataque, mas o FC Porto acabaria por ainda dar volta, em dois lances que tiveram origem em cantos.

Danilo, aos 78 minutos, repôs a igualdade, e o mexicano Herrera, aos 87, consumou a reviravolta, com um remate acrobático.

Já perto do final da partida, os ânimos ‘aqueceram’, com jogadores e membros das equipas técnicas a pegarem-se, que acabou com Corona a ver o vermelho direto, que o afasta do Jamor.