Portugal
"Dois jogos por semana é pôr o calendário à frente do bem-estar dos jogadores"
2020-03-24 19:40:00
Coordenador da Unidade de Performance do Sporting avisa para os efeitos da longa paragem motivada pela pandemia

Francisco Tavares, o coordenador da Unidade de Performance do Sporting, avisou que o regresso das competições, assim que for controlada a pandemia de covid-19, terá de levar também em conta a 'recuperação' dos futebolistas.

Em conversa com os jornalistas, o especialista dos leões salientou que o treino individual em casa não chega para os atletas manterem a forma durante uma longa paragem competitiva.

Não é "concebível" que, depois de semanas parados, os futebolistas regressem para um calendário com dois jogos por semana, como já se equaciona no sentido de se recuperar o tempo perdido,

"Com dois jogos por semana estaremos a pôr as necessidades de calendário à frente do bem-estar e a potenciar o risco de lesões", frisou.

"É prudente alertar para a necessidade de um período preparatório", insistiu Francisco Tavares.

"Trabalhar em casa não é suficiente. É inevitável o decréscimo do estado de forma. Os atletas precisam de um período de adaptação. É necessário a prática de treino, que dependerá do número de semanas de atividade alterada. Se falarmos em quatro ou cinco semanas parados, serão necessárias cinco semanas de preparação para que se consiga voltar com nível alto e sem risco", argumentou.

Da parte do Sporting, tudo está a ser feito para que essa recuperação seja o mais rápida possível, com os jogadores a seguirem, em casa, um plano específico de preparação.

A exceção é Luiz Phellype, ainda a recuperar de uma operação, com sessões diárias na Academia de Alcochete.

"Assim que perceberam que era uma situação para durar, o comportamento dos jogadores é exemplar. Há alguns que necessitam de um cuidado mais minucioso, mas, no meio disto tudo, eles são os mais conscientes", finalizou o coordenador.

Tags: