Portugal
Diaby, o "homem rápido e ágil" que se afeiçoou ao futebol belga
Sérgio Cavaleiro
2018-08-09 18:40:00
José Peseiro pediu reforços e os nomes associados ao Sporting continuam a surgir diariamente

É rápido e franzino, gosta de explorar o espaço entre a linha defensiva e a baliza contrárias, prefere partir de uma das alas e não, não estamos a falar de Raphinha, Matheus Pereira ou Carlos Mané. Falamos exatamente de Abdoulay Diaby, o maliano de 27 anos que pode estar a caminho do Sporting, segundo a imprensa desportiva desta quinta-feira.

José Peseiro foi perentório quando disse, após o empate diante do Empoli, que o Sporting necessita de reforços. Não será especular em demasia se avançarmos que um dos setores mais debilitados do plantel leonino é mesmo a frente de ataque. Ou seja, os leões precisam de golos e alguém que possa jogar com Bas Dost em jogos que assim o exija.

Por razões que carecem de explicações, Seydou Doumbia não conta. Um avançado que marcou oito golos nos escassos minutos que lhe deu Jorge Jesus na temporada passada. Curiosamente, um jogador que mereceu um esforço financeiro por parte do Sporting quando já estava a caminho do Fenerbahçe, algo que Sousa Cintra parece não estar disposto a fazer relativamente a Islam Slimani.

Ora bem, sendo Doumbia uma carta fora do baralho, restam Luc Castaignos e Fredy Montero, jogadores com algumas valências, mas parcos em golos. Assim sendo, e a poucos dias de iniciar o campeonato, é legítimo pensar que José Peseiro já terá pedido a Sousa Cintra mais um avançado. Alguém que possa, não de fazer de Bas Dost, mas de complementar o holandês.

Durante algumas semanas pensou-se que Islam Slimani estaria de regresso a Alvalade, o que de resto foi prontamente comentado por Jorge Jesus. O atual treinador do Al-Hilal afirmou que o argelino “não é compatível” com Bas Dost. Mas será mesmo assim? Então e que se passou no FC Porto na temporada passada, onde Conceição nunca abdicou de dois avançados centro, possantes e com presença na área?  

Falou-se depois de Lucas Pérez - que foi esta quinta-feira feira apresentado no West Ham e ainda de Vietto, confirmado no Fulham. Mesmo que diferentes, Lucas e Vietto seriam dois jogadores que poderiam gravitar em torno de Dost, partindo do princípio que será essa ideia de Peseiro, pelo menos para alguns dos jogos que o Sporting terá pela frente.

Mas será que Abdoulay Diaby encaixa neste perfil?

Fazendo fé em Jorge Teixeira, defesa português que atua no campeonato belga, Diaby "é um jogador muito rápido e ágil" e que desgasta muito os defensores contrários "porque está sempre a movimentar-se". No entanto, o central que atua no Sint-Truiden, deixou uma ressalva: “o futebol português é mais exigente” o que “pode trazer mais dificuldades” a Diaby, disse Jorge Teixeira em entrevista à “Rádio Renascença”.

Um lamiré das últimas três épocas de Diaby mostram um registo de 36 golos em 107 jogos, sendo que esteve em branco toda a campanha de 2016/17. Mas a carreira do jogador de 27 anos não se resume em três anos.

Formado no CS Sedan de França, e onde começou a dar nas vistas, Diaby mudou-se para o Lille OSC aos 23, no entanto nunca se conseguiu impor no clube francês. Viria a afeiçoar-se ao campeonato belga depois de dois anos de empréstimo ao Royal Mouscron, onde chegou mesmo a marcar 12 golos em 22 jogos pelo clube belga no segundo ano de empréstimo.

Depois de um regresso com pouco sucesso ao Lille OSC, Diaby decidiu que era na liga belga que ia ser feliz. Assinou com o Club Brugge no verão de 2015 e o que se passou depois já explicámos, em cima.

A poucos dias do arranque da temporada, resta aguardar para perceber o que conseguirá fazer Sousa Cintra sobre este tema. O Sporting precisa de golos e José Peseiro espera por reforços.

Sê o primeiro a comentar: