Portugal
"Decidimos não correr quaisquer riscos com a carreira do Aboubakar"
2019-06-17 17:55:00
Médico explica recuperação mais demorada do que o previsto

A recuperação de Vincent Aboubakar tem demorado mais do que o previsto, levando o avançado a perder a CAN. O médico da seleção dos Camarões, William Ngatchou, explicou que a opção passa por uma recuperação mais conservadora.

Citado pelo site da federação camaronesa, William Ngatchou fez questão realçar que "não há qualquer polémica" com o FC Porto, que deverá poder contar com o ponta de lança para o estágio de pré-temporada.

"Conversámos com o departamento médico do FC Porto e com o Seedorf [selecionador dos Camarões] e decidimos não correr quaisquer riscos com a carreira do Aboubakar, que é um jovem com muito futuro pela frente", adiantou o médico.

"Tudo lhe foi explicado e ele entendeu que não poderia continuar. Vai ter mais oportunidades no futuro, não há qualquer polémica com a lesão dele. Temos de compreender que teve uma lesão grave e depois uma lesão muscular e que é uma questão de lhe dar tempo para recuperar. Talvez daqui por um mês esteja de novo em condições de defender as cores do FC Porto", frisou Ngatchou.

Pouco antes da final da Taça de Portugal, Aboubakar sofreu uma microrrotura na coxa esquerda. A lesão foi avaliada como sendo "de grau dois", com um prazo de recuperação estimado entre duas e três semanas.

Os responsáveis da federação acreditavam que o avançado poderia ficar apto para o primeiro estágio de preparação para a CAN, em Espanha. No entanto, o tempo foi decorrendo e o dianteiro dava sinais de nem sequer ficar pronto a tempo do segundo estágio, em Doha.

"Uma recuperação destas implica várias etapas e nesta fase estava progressivamente em reativação das sensações musculares, mas sem trabalho de acelerações. Antes de partirmos de Espanha fizemos uma ressonância para ver a evolução da cicatrização da rotura e percebemos que os prazos de recuperação seriam maiores e podiam levá-lo a perder a fase de grupos e até os oitavos de final da CAN", salientou William Ngatchou.

Os oitavos de final estão marcados para entre 5 e 8 de julho, altura em que o FC Porto já trabalha, no Olival. Os dragões seguem depois para o Algarve, onde vão ficar em estágio.

"Conversámos com o staff médico do FC Porto e achámos que o podíamos pré-selecionar na mesma, com a esperança de que ficasse operacional durante o estágio em Espanha ou, no limite, em Doha", acrescentou o médico dos Camarões.

Aboubakar deverá recuperar a tempo de integrar o estágio, com os responsáveis portistas a acreditarem que estará disponível para os jogos de preparação com o Fulham (16 de julho), com o Bétis (19) e Getafe ou Portimonense (21 de julho), todos no Algarve.