Portugal
João Félix e Ronaldo convocados para a Liga das Nações
2019-05-23 12:30:00
Liga das Nações decorre no Porto e em Guimarães entre 5 e 9 de junho

Os avançados Cristiano Ronaldo, que falhou a fase de qualificação, e João Félix, sem qualquer internacionalização, integram os 23 convocados de Portugal para a ronda final da Liga das Nações de futebol, divulgados hoje pelo selecionador Fernando Santos.

Cristiano Ronaldo, de 34 anos, o jogador com maior número de jogos (156) e golos (85) pela seleção nacional, foi o grande ausente da fase inicial da competição, por decisão conjunta com Fernando Santos, na qual a equipa campeã europeia venceu o grupo 3 de qualificação, à frente da Itália e a da Polónia, com duas vitórias e dois empates.

João Félix, de 19 anos, que se assumiu como uma das principais referências do Benfica na segunda metade da época 2018/19, contribuindo decisivamente para a conquista do 37.º título nacional por parte da equipa lisboeta, já tinha sido chamado para o arranque da fase de apuramento para o Euro2020, frente à Ucrânia e Sérvia, mas não foi utilizado em nenhum dos encontros.

Em relação à última convocatória, que era alargada a 25 jogadores, destacam-se as saídas do médio João Mário e do avançado André Silva, que ficam de fora da fase final da Liga das Nações, que Portugal vai organizar, entre 05 e 09 de junho, no Porto e em Guimarães.

Questionado sobre a chamada do jovem benfiquista, Fernando Santos confessou que a decisão foi tomanda em articulação com o selecionador de sub-20, dado que Félix não está com essa equipa a disputar o Mundial da categoria.

"Todas as decisões são pensadas. Há muitos jogadores que não participaram em competições das camadas jovens de seleção porque já estavam ao serviço da equipa principal. Está aqui, faz parte dos 23 e depois vemos se vai jogar, se não vai jogar", justificou.

Na Cidade do Futebol, em Oeiras, o técnico nacional revelou ainda que também Diogo Jota foi chamado, ao contrário de João Mário e André Silva, que tinham estado na última convocatória.

Sobre o avançado ex-portista, Santos confirmou que está fora por lesão. "Foi monotorizado pelo nosso departamento médico e o relatório final deu-o como inapto para estes jogos".

Portugal, campeão europeu em título, defronta a Suíça nas meias-finais da Liga das Nações, em 05 de junho, no Estádio do Dragão, no Porto, em jogo com início às 19:45, um dia antes de a Inglaterra e a Holanda disputarem a outra meia-final, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, também às 19:45.

Os vencedores disputam a final da primeira edição da Liga das Nações, em 09 de junho, no Estádio do Dragão, em encontro com início às 19:45, enquanto os vencidos decidem no mesmo dia a atribuição dos terceiro e quarto lugares, no Estádio D. Afonso Henriques, a partir das 15:00.

Eis os convocados

Guarda-redes: Rui Patrício (Wolverhampton), Beto (Goztepe) e José Sá (Olympiakos);

Defesas: João Cancelo (Juventus), Nélson Semedo (Barcelona), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), José Fonte (Lille), Raphael Guerreiro (Dortmund), Mário Rui (Nápoles);

Médios: Danilo Pereira (FC Porto), William Carvalho (Bétis), Rúben Neves (Wolverhampton), João Moutinho (Wolverhampton), Bruno Fernandes (Sporting), Pizzi (Benfica), Bernardo Silva (Manchester City);

Avançados: Cristiano Ronaldo (Juventus), Rafa (Benfica), João Félix (Benfica), Dyego Sousa (SC Braga), Gonçalo Guedes (Valência) e Diogo Jota (Wolverhampton).