Portugal
"Continuamos em primeiro", lembra Lage enquanto deixa um desafio ao plantel
2020-02-18 19:00:00
Treinador diz que próximo jogo é "oportunidade" para afirmação "enquanto homens, jogadores e equipa"

Bruno Lage foi questionado com várias perguntas, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da Liga Europa contra o Shakhtar Donetsk, sobre os maus resultados que o Benfica tem vindo a somar (três jogos consecutivos sem vencer) e também relativamente às exibições recentes, sobretudo tentando saber se é o seu pior momento desde que assumiu a equipa.

"Não é o período mais difícil", deixou claro o treinador encarnado, em declarações aos jornalistas, salientando os "resultados menos bons".

Ainda assim, o treinador do Benfica 'puxou dos galões' e destacou que no campeonato a equipa segue ainda no primeiro lugar e está na final da Taça de Portugal.

"A equipa vem de dois jogos sem vencer, mas continuamos em primeiro. Não tenho memória se isso aconteceu no passado: perder seis pontos e continuar em primeiro lugar no campeonato."

Lage sustentou ainda: "Demoramos um ano até que chegassem [maus resultados]. Problemas e pressões são outras coisas, isto são oportunidades".

E foi aí que teve uma expressão curiosa: "Uma oportunidade de nos afirmarmos enquanto homens, jogadores e equipa."

O Benfica tem sido analisado como uma equipa que cede muito espaço atrás da defesa – Luís Castro realçou-o na antevisão da partida, tal como tinha feito Rúben Amorim (SC Braga) há dias –, mas o treinador encarnado defendeu que todas as equipas "oferecem sempre espaços e oportunidades".

"Uma equipa que gosta de pressionar o adversário à frente, como a nossa, dá dois tipos de espaços: ou intermédio ou nas costas da defesa. Não podemos pressionar à frente e não ceder espaço atrás ou onde a equipa [adversária] inicia a construção", sustentou.

Bruno Lage prometeu ainda apresentar "o melhor onze", garantindo que não se sente "condicionado" pela deslocação da próxima segunda-feira a Barcelos, para o campeonato.

"Estamos em primeiro e dependemos apenas de nós. Tendo quatro dias de intervalo, dá perfeitamente para jogadores estarem disponíveis", explicou.

 

Na visita a Kharkiv, marcada para quinta-feira, o Benfica vai ter pela frente “um adversário muito competente, que tem feito campanhas fantásticas nacionais e internacionais”. Contudo, Bruno Lage vincou a intenção das águias diante do conjunto orientado por Luís Castro: “Temos ambição de fazer um bom jogo e prosseguir nas competições europeias.”

Questionado sobre uma eventual candidatura à conquista da Liga Europa, o técnico benfiquista limitou-se a dizer que “todas as equipas entram na competição com esse objetivo”, mas que o mais importante agora é recuperar a “consistência” da equipa.

Numa das últimas questões na conferência de imprensa, um jornalista ucraniano colocou Bruno Lage perante duas possibilidades: se preferia ser eliminado da Liga Europa pelo Shakhtar e conquistar o campeonato português ou seguir em frente na prova europeia, mas perder a competição nacional.

“Mas chego à final [da Liga Europa]? E ganho? Não posso ganhar as duas? Se eu disser que prefiro uma coisa a outra, no dia seguinte o presidente manda-me embora. Portanto, só pensamos em seguir em frente em todas as competições”, disse, de forma bem-disposta.

Benfica e Shakhtar Donetsk jogam na quinta-feira, a partir das 17h55 (hora de Lisboa), em Kharkiv, num encontro que será dirigido pelo escocês Bobby Madden.