Portugal
Conceição venceu ‘leões’ duas vezes, Keizer ainda não perdeu
2019-05-16 09:35:00
Técnicos medem forças no Estádio do Dragão em novo embate

O treinador Sérgio Conceição venceu apenas duas vezes o Sporting, ambas ao comando do FC Porto e no Estádio do Dragão, onde vai disputar o clássico da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O técnico portista terá pela frente o 16.º duelo diante dos ‘leões’, somando dois triunfos, cinco derrotas e oito empates até ao momento, sendo que, para conquistar o bicampeonato, precisa de somar uma terceira vitória sobre o conjunto de Alvalade e esperar que, à mesma hora, o Benfica perca na receção ao Santa Clara, tendo em conta os dois pontos de desvantagem para os ‘encarnados’.

As duas vitórias do antigo internacional luso ocorreram precisamente em terreno ‘azul e branco’, ambas na temporada passada, a primeira de Sérgio Conceição à frente dos campeões nacionais.

Em fevereiro do ano passado, nas meias-finais da Taça de Portugal, Soares marcou o único golo da partida (1-0) e, um mês depois, os portistas venceram o clássico da I Liga, por 2-1, com tentos de Marcano e Brahimi, enquanto Rafael Leão marcou para os lisboetas.

Nessa temporada, Conceição averbou ainda dois empates, ambos por 0-0, no campeonato e nas meias-finais da Taça da Liga, que os ‘verde e brancos’ acabaram por vencer no desempate por grandes penalidades, e também um desaire, por 1-0, na segunda mão das ‘meias’ da Taça de Portugal, novamente com o Sporting a superar o rival nos penáltis.

Esta época, FC Porto e Sporting voltaram a registar igualdades em ambos os encontros disputados, com um 0-0 na primeira volta do campeonato e 1-1 na final da Taça da Liga, sendo que o desfecho deste último acabou, mais uma vez, com o triunfo ‘leonino’ nas grandes penalidades, depois de Fernando Andrade e Bas Dost terem marcado no tempo regulamentar.

Estes dois empates iniciam e encerram, precisamente, o percurso do treinador do Sporting, Marcel Keizer, frente aos ‘dragões’, após ter substituído José Peseiro à frente da formação de Alvalade.

Por outro lado, até assumir o comando do FC Porto, Sérgio Conceição tinha oito partidas disputadas diante do Sporting, ao serviço de Olhanense, Académica, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, mas em nenhuma delas conseguiu o triunfo.

Ao nulo (0-0) ao serviço dos algarvios, na I Liga 2011/12, seguiram-se um desaire, por 4-0, e novo empate (0-0), ambos pelo conjunto de Coimbra, em 2013/14, além de duas derrotas ao comando do Sporting de Braga (1-0 e 4-1), em 2014/15.

No final dessa época, Conceição averbou mais um empate pelos minhotos, na final da Taça de Portugal (2-2), que os bracarenses perderam no desempate por grandes penalidades.

A temporada seguinte ficou marcada por uma goleada sofrida em Alvalade, ao serviço do Vitória de Guimarães (5-1), antes de uma igualdade 0-0 na Cidade Berço.

O clássico entre Sporting e FC Porto está marcado para sábado, a partir das 18:30, no Estádio do Dragão, no Porto.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa