Portugal
Conceição e Vitória com razão e um SC Braga com um “treino” estranho
2018-12-27 14:00:00
Mais do que o número de vitórias, de golos marcados ou de empates, quisemos ver, sim, dados menos convencionais.

Chegados ao final do ano – e já sem jornadas da Liga Portuguesa em 2019 –, fomos ver alguns dados estatísticos que permitem entender a classificação, por um lado, e o estilo das equipas, por outro. Mais do que o número de vitórias, de golos marcados, de golos sofridos ou de empates em casa, quisemos ver, sim, dados menos convencionais.

Começamos pela agressividade. Sérgio Conceição e Rui Vitória queixaram-se, respetivamente, da agressividade do Boavista e do Vitória de Setúbal. Em certa medida, têm razão. O Vitória e o Boavista são, de longe, as equipas com mais faltas feitas (288 e 278). Em matéria de cartões, o Boavista lidera, com 49, à frente de Feirense e… Vitória de Setúbal.

Ganha jogos quem marca golos e, dizemos nós, marca golos quem remata mais perto da baliza adversária. Dizemos nós e dizem os números. O FC Porto, líder do campeonato, é a equipa que mais remates faz dentro da área e é, claramente, a que mais remata dentro da área de baliza [vulgo “pequena área”]. Claro está que é, também – e de longe –, a equipa que mais golos fez dentro dessa pequena área (13 contra sete do Santa Clara).

Ainda em matéria de remates, o Sporting é a equipa que mais remata de fora da área – as dificuldades em chegar à área, com Peseiro, ajudaram bastante a construir esta tendência – e já marcou cinco golos desta forma.

Por falar na relação entre o tipo de posse de bola e os remates, há um caso curioso: o Belenenses é a quarta equipa da Liga Portuguesa que mais posse de bola tem, mas, ao contrário do que seria suposto, é a equipa que mais remates faz após lances de contra-ataque. Não são dados totalmente incompatíveis, mas são, no mínimo, de análise curiosa.

Fechemos o néctar do golo: o FC Porto, sem surpresa para quem vê os jogos dos dragões, é a equipa que mais remata em lances de bola parada – é, ainda, a que mais duelos aéreos ganha e que mais remata de cabeça –, e o Sporting é, claramente, a que mais marca de penálti (oito golos).

Em assunto de espetáculo, o FC Porto, apesar de gostar da bola parada e da bola na profundidade, é a equipa com mais dribles completos (140 em 230 tentativas).

A terminar, algumas curiosidades.

O SC Braga já enviou dez (!!!) bolas aos ferros e o Portimonense fê-lo oito vezes. Já o Santa Clara fez três autogolos. Será que treinam isto?

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa