Portugal
"Cometeram-se alguns erros mais suscetíveis a acontecer numa pré-época"
2020-06-05 00:15:00
Ivo Vieira analisa jogo após quase três meses de paragem

Ivo Vieira, treinador do Vitória de Guimarães, destacou a resposta da equipa e também a do Sporting após quase três meses de paragem.

"Não foi o que eu estava à espera, mas estava preparado para momentos em que não houvesse tanta qualidade, após uma paragem de quase 90 dias. Gostei de ambas as equipas na intensidade de jogo, principalmente do Vitória. Estava preparado para que, a partir dos 65 ou 70 minutos, o ritmo pudesse quebrar. Quebrou um pouco. Acabou por ser um jogo com quatro golos. Os jogadores tiveram um comportamento muito bom. Julgo que, ao terceiro ou ao quarto jogo [após o regresso do campeonato], podemos presenciar espetáculos de mais qualidade", comentou.

"Estou convicto de que temos todas as condições para atingirmos esse objetivo" um dos cinco primeiros lugares, continuou o técnico.

"Temos de ter em conta os que estão à frente na luta, mas estamos aqui a falar de três ou quatro pontos. O Famalicão somou três pontos, num jogo extremamente difícil, contra o primeiro classificado [FC Porto]. Nós jogamos contra o Sporting, com um novo treinador e um novo sistema [de jogo]. Estávamos preparados para um momento de dificuldade. O Rúben [Amorim] vinha a fazer um trabalho excecional no clube anterior e quer implementar essas ideias no Sporting. Hoje, cometeram-se alguns erros mais suscetíveis a acontecer numa pré-época. Isso é normal, porque tivemos pouco tempo de trabalho de grupo. Vamos melhorando com o tempo, até a nível de tomada de decisão", defendeu.

Sobre os erros cometidos pelos guarda-redes, explicou que "têm a ver com o momento" atual.

"Houve muitos erros de passe e de tomadas de decisão. Obviamente, quando os jogadores treinavam em casa e passavam a bola da sala para a varanda, com o risco de ela sair do prédio, não era fácil. Eles precisam de tempo e de rotinas. Estamos a falar de 15 dias em que começámos a trabalhar em grupo. Tivemos quase uma paragem de três meses. As rotinas falham de forma natural. Mas acredito muito neste processo de jogo. Do outro lado, temos um treinador com as mesmas ideias. Tivemos um jogo muito positivo, com duas equipas a quererem ganhar o jogo", salientou o técnico do Vitória.

"Deixo um reparo, porque, na ‘flash interview', disse que queria dedicar a vitória aos nossos adeptos, mas o jogo acabou com um empate. Não é a mesma coisa [jogos de futebol sem público]. Independentemente do resultado, a minha opinião não iria ser alterada. Não pudemos proporcionar um espetáculo àqueles que são a essência do jogo, os adeptos. Poderíamos ter tido um grande jogo, com adeptos. Poderíamos ter tido um 4-4 ou um 4-3", concluiu Ivo Vieira.