Portugal
CD Tondela é uma fortaleza fora de casa. Só os três grandes são melhores
2018-02-10 11:00:00
A equipa de Pepa tem a melhor defesa nos jogos extramuros (- 12), um registo só superado pelos três grandes

"O Tondela teve o mérito de saber fechar e defender bem. Aliás, exceto os três grandes, eles são a equipa que tem melhor defesa fora". A afirmação é de João Henriques, treinador do FC Paços de Ferreira, e foi proferida no final do jogo com a equipa beirã, que terminou com a vitória da equipa de Pepa por 2-0. tendo jogado os últimos trinta minutos reduzida a dez por expulsão do defesa central Ícaro. Bancada foi ver se o treinador do Paços tinha razão e na realidade os números não mentem. À exceção de FC Porto, Benfica e Sporting, o CD Tondela é a equipa que sofre menos golos fora neste campeonato, num total de 12 tentos encaixados em 11 jogos.

Nesta classificação particular, o FC Porto lidera com apenas três golos sofridos em nove jogos. A seguir surgem Benfica e Sporting com nove tentos em 11 jogos. O CD Tondela surge na quarta posição (12/11), aparecendo o Feirense em quinto (13/10) e só depois o SC Braga (14/10).

Para este registo da equipa tondelense, muito tem contribuído a experiência de Ricardo Costa que, aos 36 anos, regressou ao futebol português e tem sido pedra basilar no eixo central da defesa beirã. Ao todo fez 22 jogos para o campeonato, tendo só falhado a receção ao Belenenses para a 9ª jornada do campeonato e já formou dupla com Osório, que entretanto foi transferido para o FC Porto, em cinco jogos (7 golos sofridos), com Ansell, por quatro ocasiões (4 golos sofridos), Pios (dois golos sofridos), Ícaro (zero) e Jorge Fernandes (zero), estes dois na última partida e em que o segundo substituiu o primeiro por expulsao deste.

Os doze golos sofridos pelo CD Tondela fora de casa foram repartidos por sete partidas, sendo que duas delas terminaram com empate (Feirense, 1-1 e GD Chaves, 1-1). As cinco derrotas foram com Sporting (2 golos sofridos), Marítimo (2), Portimonense (2) e Estoril Praia (3). Em quatro ocasiões, o CD Tondela ficou com a baliza a zeros. Aconteceu na deslocação a Moreira de Cónegos, a Vila das Aves, a Guimaraes e esta sexta-feira a Paços de Ferreira, com a curiosidade de terem sido os quatro triunfos alcançados até agora pela equipa de Pepa extramuros.

Na próxima jornada, o CD Tondela recebe a visita do Sporting e no que a golos sofridos em casa diz respeito aí o caso muda de figura. A equipa de Pepa tem um registo muito pior do que em relaçao às partidas disputadas fora. Ao todo são 22 os golos sofridos no Estádio João Cardoso, para o campeonato, o pior registo entre os 18 participantes no primeiro escalao do futebol português.