Portugal
Buta tem argumentos para se juntar à luta pela lateral direita do Benfica
2017-07-20 12:50:00
Com a lesão de André Almeida, Aurélio Buta foi chamado aos jogos de preparação da equipa principal do Benfica

Com a saída de Nélson Semedo, que já se juntou aos seus novos companheiros do FC Barcelona, André Almeida e Pedro Pereira têm sido as opções ao dispor de Rui Vitória para a lateral direita do Benfica. No entanto, quando a luta pelo lugar parecia ser feita a dois, a lesão de Almeida, que falhará os encontros frente a Betis e Hull City, abriu a porta da equipa principal a Buta, que quererá aproveitar esta oportunidade para mostrar que pode dar algo de diferente à equipa, sobretudo a nível ofensivo, e seguir o exemplo de Semedo.

André Almeida tem o seu lugar garantido no plantel e, tendo menos capacidade ofensiva do que Pedro Pereira ou Buta, já demonstrou nas últimas épocas ser uma opção fiável para Rui Vitória. Aos 26 anos, parte em vantagem clara para ser o titular no lado direito da defesa durante a temporada e, prova disso, é o facto de ter começado de início os dois jogos na Suiça, frente a Neuchatel Xamax e Young Boys.

Atrás de André Almeida e também com lugar praticamente garantido no plantel está Pedro Pereira, apesar de ter apenas 19 anos. O lateral contratado em janeiro à Sampdoria, onde se estreou na Seria A com apenas 17 anos, já jogou pela equipa principal do Benfica na última jornada do último campeonato e entrou ao intervalo dos dois jogos de preparação dos encarnados na Suiça, sinal de que Rui Vitória conta com ele.

Em terceiro lugar nesta luta surge Aurélio Buta que, curiosamente, até é um ano mais velho do que Pedro Pereira, mas parecia estar destinado a jogar apenas pela equipa B nesta época. Buta teve muitos minutos na equipa secundária do Benfica na época passada e era lá que estava a fazer a pré-temporada até ser chamado, de surpresa, para os dois próximos encontros do Benfica devido à lesão de Almeida. Agora, terá dois jovens para mostrar as suas qualidades a Rui Vitória.

Buta tentará seguir Nélson Semedo

Há duas épocas atrás, Nélson Semedo conseguiu ganhar o seu espaço no plantel principal depois de uma boa temporada na equipa B e aproveitando a saída do lateral titular da equipa principal – Maxi Pereira. Buta tentará agora fazer o mesmo, aproveitando a saída de Nélson Semedo para o FC Barcelona e a lesão que afasta André Almeida das próximas partidas.

Para convencer Rui Vitória, Buta tentará mostrar que é um lateral de características ofensivas e com grande velocidade, à semelhança de Nélson Semedo. Tanto assim é que nas seleções jovens continua a ser utilizado como extremo, posição que já deixou de fazer na equipa secundária do Benfica. Foi assim no Europeu sub-17, de 2014, e também no Europeu sub-19 do ano passado, em que até fez dois golos, à Alemanha e à Itália. Este verão, Buta foi dispensado do Mundial sub-20, por lesão.

Assim, Buta será o mais ofensivo dos três laterais direitos do Benfica, sendo André Almeida o mais defensivo. Cabe ao jovem lateral convencer Rui Vitória de que merece mais do que a equipa B.