Portugal
Benfica visita Moreirense e FC Porto recebe Marítimo com 'tolerância zero'
2019-03-13 09:15:00
Ronda arranca sexta-feira em Alvalade

Benfica e FC Porto entram na 26.ª jornada da I Liga de futebol ‘colados’ na frente, num fim de semana em que as ‘águias’ têm visita difícil ao Moreirense, e os ‘dragões’ recebem o Marítimo.

Depois de fazer o mais difícil e vencer no Dragão (2-1), o Benfica foi travado na segunda-feira em casa com o Belenenses (2-2), o que deixou a equipa de Bruno Lage com os mesmos 60 pontos do FC Porto no topo da classificação.

O confronto direto, com duas vitórias, dá a liderança no campeonato ao Benfica, mas deixa a equipa sem qualquer margem de manobra para um deslize a nove jornadas do final, tal como o campeão FC Porto.

No domingo, e depois de jogarem na quinta-feira a Liga Europa com o Dínamo Zagreb, os ‘encarnados’ estão obrigados a vencer em Moreira de Cónegos, frente à equipa sensação do campeonato, quinta, e que já empatou o ‘dragão’ em casa.

Na Liga, a equipa de Ivo Vieira venceu na Luz na primeira volta (3-1) e em casa impôs um empate sem golos ao FC Porto, permitindo então a aproximação do Benfica ao rival, no início de janeiro.

Em Moreira de Cónegos, no domingo, às 17:30, Bruno Lage voltará a contar com o castigado Gabriel, e o avançado suíço Seferovic, que saiu lesionado em Zagreb há uma semana e falhou o jogo com o Belenenses, ainda está em dúvida.

Antes, no sábado (20:30), o FC Porto pode assumir o comando provisório, num jogo em que recebe o Marítimo, 11.º classificado, mas apenas três pontos acima da linha de descida de divisão.

O treinador Sérgio Conceição deverá ter o plantel quase todo apto, mantendo-se de fora apenas Aboubakar, num jogo em que os ‘dragões’ são absolutos favoritos, com a história a seu favor: 36 vitórias e dois empates em casa com os insulares.

A jornada abre logo na sexta-feira, dia em que o Sporting – ainda na perseguição ao Sporting de Braga no terceiro lugar – recebe o Santa Clara e poderá provisoriamente, em caso de triunfo, alcançar os arsenalistas.

O holandês Marcel Keizer não contará com Gudelj, que cumprirá castigo, mas Bas Dost deverá regressar às opções, depois de ter falhado a vitória no Bessa (2-1), devido a um traumatismo no joelho direito.

O Sporting de Braga entrará em campo no sábado, com a visita ao Vitória de Setúbal, naquela que será a terceira deslocação dos bracarenses ao Bonfim na época em curso.

Na Taça da Liga, quando o Vitória já não tinha hipóteses de apuramento, o Sporting de Braga goleou por 4-0, em 28 de dezembro, mas na Taça de Portugal, em 18 de dezembro, os sadinos obrigaram os bracarenses a prolongamento (1-0).

Na zona de descida, o Feirense (18.º) – que bateu na última ronda o recorde negativo do Varzim em 1984/85 de 23 jogos sem vencer -, desloca-se no domingo ao campo do Tondela, emblema também em situação ‘aflita’, no 16.º lugar.

O Desportivo de Chaves, igualmente na zona de despromoção (17.º), visita no mesmo dia o Desportivo das Aves (12.º), naquele que será um regresso de José Mota a Vila das Aves, onde iniciou a época.

Os flavienses anunciaram esta semana a saída de Tiago Fernandes, que tinha substituído Daniel Ramos à 13.ª jornada, e a entrada de José Mota, que tinha sido despedido do Aves à 17.ª, com os avenses a fazerem entrar então Augusto Inácio.

Programa da 26.ª jornada:

- Sexta-feira, 15 mar:

Sporting – Santa Clara, 20:30.

- Sábado, 16 mar:

Vitória de Setúbal – Sporting de Braga, 15:30.

Belenenses – Portimonense, 15:30.

Vitória de Guimarães – Boavista, 18:00.

FC Porto – Marítimo, 20:30.

- Domingo, 17 mar:

Desportivo das Aves – Desportivo de Chaves, 15:00.

Nacional – Rio Ave, 15:00.

Moreirense – Benfica, 17:30.

Tondela – Feirense, 20:00.

Sê o primeiro a comentar: