Portugal
Benfica vence Taça de Portugal em futebol feminino
2019-05-18 17:00:00
Águias fazem história ao vencer a primeira Prova Rainha da categoria para o clube

 O Benfica conquistou hoje a Taça de Portugal feminina de futebol, ao golear o Valadares Gaia, por 4-0, na final disputada no Estádio Nacional, no Jamor.

Num jogo de 'sentido único', no qual o seu domínio foi evidente do primeiro ao último minuto, as 'encarnadas', ainda assim, só conseguiram chegar ao golo na segunda parte, partindo então para a goleada, que 'selou' a conquista da primeira Taça de Portugal em futebol feminino para o clube da Luz.

Já depois de desperdiçar uma série de grandes oportunidades, especialmente na primeira parte, o Benfica chegou ao golo de grande penalidade, conquistada e convertida por Darlene Reguera (54 minutos).

Estava desfeita a resistência das nortenhas, que iam sacudindo a pressão como podiam face ao perigo benfiquista, exercido especialmente pela internacional brasileira Geyse Ferreira, que ficou em branco, apesar de ter tido a maior parte das oportunidades flagrantes da sua equipa (20, 26, 34, 55 e 90+9).

Aos 69 minutos tudo ficou ainda mais complicado para a equipa do Valadares Gaia, quando, na sequência de um livre à entrada da área, que resultou na expulsão de Mariana Campino, a defesa benfiquista Yasmin Ribeiro ampliou a vantagem para 2-0, com um 'tiro' bem colocado e sem hipóteses para Neide Simões.

Apenas três minutos depois (72), as 'águias' ampliaram o marcador para 3-0, por Ana Vitória, que desviou dentro da pequena área um cruzamento certeiro de Yasmin Ribeiro, depois de, ainda na primeira parte, ter errado, de cabeça e na sequência de cantos, duas das melhores chances do Benfica (30 e 32 minutos).

Quando o jogo já se encaminhava para o fim, Evy Pereira converteu nova grande penalidade para o 4-0 final, aos 86 minutos, num lance que teve influência do videoárbitro (VAR).

A árbitra Teresa Oliveira, depois de alertada pelo VAR, Hélder Malheiro, foi ver a repetição do lance e voltou atrás na sua decisão, assinalando falta sobre a própria Evy Pereira dentro da grande área do Valadares Gaia.

Antes do final, a guarda-redes do Valadares Gaia lesionou-se (90+5) quando a sua equipa já havia esgotado as substituições e foi rendida na baliza por Bruna Rocha, que ainda teve tempo de evitar um golo de Geyse Ferreira ao 'cair do pano' (90+9).

A festa na tribuna de honra do Estádio Nacional foi feita pelas jogadoras do Benfica, mas já não foi presenciada por alguns milhares do recorde de 12.632 espetadores, uma vez que, após o 2-0, uma grande parte dos adeptos benfiquistas abandonaram o local em direção ao Estádio da Luz na expetativa de celebrar também o título nacional de futebol masculino.