Portugal
Benfica fala em "inveja" e 'teorias' na reação à reportagem do New York Times
2020-04-23 10:25:00
Águias realçam 'teorias' que "alimentam a internet" e até "jornais reputados"

O Benfica não deixou sem resposta o jornal New York Times (NYT) e, já depois de publicada uma reportagem sobre alegadas ligações das águias a figuras do poder e da justiça nacional, enviou uma resposta para o órgão de comunicação norte-americano.

Na mensagem por email, um porta-voz dos campeões nacionais destaca que o Benfica não cometeu ou sugeriu atos "que não fossem perfeitamente legais".

Na resposta enviada ao NYT, que acabou por proceder a alterações no artigo, o Benfica faz saber que as 'teorias' sobre o clube da Luz "são o alimento diário da internet, das redes sociais e, infelizmente, até de jornais confiáveis e reputados".

O Benfica explica ainda, por via do porta-voz, cujo nome não é identificado pelo NYT, que os que se "manifestam contra o clube" são "motivados pela inveja por causa de anos de sucesso" encarnado.

Após a resposta do Benfica, o NYT alterou o artigo, com destaque para o título. 

Se numa primeira versão, o jornal abordava o sorteio do juiz Paulo Registo para julgar o processo 'Football Leaks', que tem como arguido Rui Pinto, ainda que o magistrado já tenha pedido escusa, agora o artigo do NYT destaca o Benfica como sendo "o clube de futebol como Estado Soberano".

O magistrado, recorde-se, aguarda ainda uma apreciação por parte do Tribunal da Relação de Lisboa para saber se poderá, ou não, julgar o caso de Rui Pinto.

O referido jornal norte-americano aproveita ainda para lembrar que foi pedida uma resposta ao Benfica na segunda-feira, tendo esta chegado já depois da publicação da reportagem.