Portugal
Benfica nega passes penhorados e corrige informações sobre valor da dívida
2019-04-24 15:35:00
Prospeto enviado à CMVM, relativo ao empréstimo obrigacionista, gerou notícias falsas

O clube da Luz emitiu nesta quarta-feira um esclarecimento, depois de diversos jornais terem feito interpretação errada de informações retiradas do prospeto enviado à CMVM, relativo ao empréstimo obrigacionista.

“Na sequência da divulgação, no dia de ontem, do prospeto relativo ao empréstimo obrigacionista BENFICA SAD 2019-22, foram hoje publicadas diversas notícias em alguns meios de comunicação que, sendo imprecisas, incorretas ou falsas, importa esclarecer”, explica o clube encarnado, num comunicado com seis pontos e diversas alíneas.

Uma dessas notícias dava conta que os direitos económicos e desportivos de oito jogadores estavam penhorados. 

“Foi hoje referido que os direitos económicos e desportivos (“passes”) de oito jogadores estavam penhorados, o que é falso e não é descrito no referido prospeto. O que é verdade é que foi dado em penhor, para garantia de um empréstimo bancário, os direitos económicos e desportivos desses oito jogadores. A prestação de garantias é uma prática normal e corrente neste tipo de operações, em qualquer empresa”, pode ler-se.

A transferência de Talisca também gerou informações imprecisas, relativamente ao encaixe feito pela SAD.

“Foi hoje referido que a alienação do jogador Talisca gerou um ‘encaixe’ de 11 milhões de euros, dando a entender que esse será o valor que efetivamente será recebido pela Benfica SAD, o que é falso e não é descrito no referido prospeto. O que é verdade é que a alienação do jogador Talisca por 19,2 milhões de euros gerou um ganho (ou seja, mais-valia contabilística) de 11 milhões euros”, explica a mesma nota.

Também a dívida da Benfica SAD gerou interpretações erradas. A SAD encarnada esclarece: “Foi hoje referido que a dívida da Benfica SAD, em 31/Dez/2018, ascende a 367,6 milhões de euros, o que é falso e não é descrito no referido prospeto. A dívida da Benfica SAD, refletida na rubrica de empréstimos obtidos, ascendia a 168,5 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 104,5 milhões de euros face a 31/Dez/2017. O valor total do Passivo é que ascende a 367,6 milhões de euros”.

Tags: