Portugal
Benfica foge aos 'tubarões' mas encontra surpreendente Eintracht Frankfurt
2019-03-15 13:35:00
Encarnados jogam a primeira mão na Luz a 11 de abril e a segunda na Alemanha, a 18 do mesmo mês

O Benfica evitou hoje os clubes teoricamente mais fortes no sorteio dos quartos de final da Liga Europa de futebol, mas vai encontrar um surpreendente Eintracht Frankfurt, que afastou o Inter de Milão na ronda anterior.

Fugindo a 'tubarões' como Nápoles e Arsenal, que se vão defrontar, ou Chelsea, o Benfica vai medir forças com o conjunto alemão, que está a fazer uma das melhores temporadas dos últimos anos e venceu esta prova em 1979/80, numa altura em que ainda se chamava Taça UEFA.

Os 'encarnados' jogam a primeira mão em casa, em 11 de abril, e a segunda na Alemanha, a 18.

Quinto classificado da liga alemã, a equipa do português Gonçalo Paciência não perde há 12 encontros nas várias competições e está a fazer uma carreira praticamente perfeita na Liga Europa.

Na Europa, o Eintracht tem oito vitórias e dois empates e, antes de eliminar o Inter, já tinha batido o Shakthar Donetsk, de Paulo Fonseca, além de ter terminado a fase de grupos com seis triunfos em outros tantos encontros, numa 'poule' em que estavam Lazio, Marselha e Apollon Limassol.

Além de Gonçalo Paciência, o conjunto de Frankfurt tem ainda no seu plantel o sérvio Luka Jovic, emprestado pelo Benfica, que é um dos melhores marcadores da Liga Europa, com sete golos.

Entre as equipas ainda em prova, o Frankfurt tem o segundo melhor ataque, com 24 golos, apenas menos um do que o Chelsea.

Nos outros encontros dos quartos de final, destaque para o embate entre os 'gigantes' Nápoles, de Mário Rui, que venceu prova em 1989, na ainda Taça UEFA, e Arsenal, dois dos principais candidatos à conquista do troféu.

O Chelsea, que venceu a prova em 2012/13, numa final frente ao Benfica (2-1), vai jogar com o Slavia de Praga, que afastou o Sevilha, recordista de troféus na segunda competição de clubes da Europa, com cinco títulos conquistados.

Também vencedor da prova em 2003/04, numa altura em que ainda era Taça UEFA, o Valência vai jogar com o 'vizinho' Villarreal, que afastou o Sporting nos 16 avos de final.

O português Gonçalo Guedes foi o herói da qualificação do Valência, ao marcar o golo do empate frente ao Krasnodar (1-1), aos 90+3 minutos.

O sorteio das meias-finais, também realizado hoje, colocou o vencedor do confronto entre Benfica e Eintracht Frankfurt frente a Chelsea ou Slavia de Praga.

A final da Liga Europa está marcada para 29 de maio, em Baku.