Portugal
Benfica falha liderança isolada, Sporting consuma retoma amarga para os grandes
2020-06-05 00:30:00
Síntese dos jogos de hoje da 25.ª jornada da I Liga

O Benfica falhou hoje a liderança isolada da I Liga, ao mostrar-se incapaz de desfazer o nulo com o Tondela, enquanto o Sporting empatou em Guimarães e confirmou uma 25.ª jornada ‘cinzenta' para os grandes.

Depois da derrota do FC Porto em Famalicão (2-1), na véspera, os encarnados tinham a possibilidade de ficarem sozinhos no topo da tabela, caso vencessem na receção aos tondelenses, mas não tiveram capacidade para desfazer o 0-0 no Estádio da Luz.

A formação comandada por Bruno Lage igualou os dragões no primeiro posto, ambos com 60 pontos, tendo, ainda assim, assumido a liderança. Apesar de ter perdido os dois encontros com o FC Porto, o Benfica tem melhor diferença de golos do que o rival, sendo este o primeiro critério "para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada" em caso de empate pontual.

Segundo o artigo 17.º do regulamento, apenas no final da competição, ou seja, após a 34.ª jornada, será aplicado como primeiro critério de desempate "o número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram".

As contas são mais fáceis no que concerne ao desempenho do Benfica nos últimos jogos que realizou. Além de ter somado o terceiro empate seguido na I Liga, conta apenas uma vitória nos derradeiros nove jogos oficiais, nos quais averbou ainda cinco empates e três derrotas.

Idêntica série leva o Tondela, 13.º colocado, que conquistou somente uma vitória nos últimos 12 encontros oficiais.

Em Guimarães, o Sporting não fez melhor do que os rivais e cedeu uma igualdade (2-2) diante do Vitória, num encontro no qual desperdiçou duas vantagens no marcador.

No segundo jogo à frente dos leões, Rúben Amorim viu Andraz Sporar ‘bisar', aos 18 e 52 minutos, só que João Carlos Teixeira, aos 32, e Marcus Edwards, aos 68, anularam os tentos leoninos e garantiram o empate para os vimarenenses, que terminaram reduzidos a 10 elementos, por expulsão de Joseph Amoah.

A formação de Alvalade, quarta classificada, tinha a possibilidade de colocar pressão no SC Braga, terceiro, com mais três pontos do que os verdes e brancos, mas poderá terminar a jornada a seis dos bracarenses, caso estes vençam o Santa Clara, na sexta-feira.

Na primeira partida do dia, Marítimo e Vitória de Setúbal já tinham dado o ‘mote' para o que viria a suceder nos três jogos de hoje e também empataram. O argentino Jorge Correa adiantou os insulares, aos 11 minutos, enquanto Hélder Guedes repôs a igualdade final (1-1), aos 82.

A 25.ª jornada prossegue na sexta-feira, com os jogos Santa Clara-Sporting de Braga (20:00) e Desportivos das Aves-Belenenses SAD (21:15).