Portugal
Benfica com mais 10 pontos do que em 2018/19
2020-01-20 12:30:00
Encarnados têm título bem encaminhado

O Benfica foi o clube que mais ‘cresceu’ em relação à primeira volta da última edição da I Liga de futebol, ao somar mais 10 pontos, graças a um total de 48, registo recorde na ‘era’ três pontos.

Os ‘encarnados’ viram para a segunda volta com apenas três pontos perdidos, face ao desaire caseiro com o FC Porto (0-2), quando, na época passada, já haviam desperdiçado 13, mercê de dois empates e três desaires, antes da chegada de Bruno Lage.

Sob o comando de Rui Vitória, que caiu à 15.ª ronda, a formação da Luz empatou 1-1 na receção ao Sporting (terceira jornada) e 2-2 em Chaves (sexta) e perdeu por 2-0 no reduto do Belenenses (oitava), 1-3 com o Moreirense (nona) e 0-2 em Portimão (15.ª).

Com mais 10 pontos, o Benfica ‘trepou’ de segundo para primeiro, ultrapassando o FC Porto, que foi ‘campeão de inverno’ em 2018/19, com 43 pontos e na presente temporada ficou-se nos 41, curiosamente com uma derrota a abrir e outra a fechar.

O conjunto comandado por Sérgio Conceição estreou-se com um desaire por 2-1 no reduto do regressado Gil Vicente e despediu-se da primeira volta com uma inusual derrota no seu reduto, perante o Sporting de Braga, também por 2-1.

Pelo meio, o FC Porto ainda deixou dois pontos no Funchal (1-1) e outros tantos no Jamor (1-1).

Os restantes ‘perseguidores’ dos ‘encarnados’ – nas contas não entra o promovido Famalicão – também perderam pontos, o Sporting seis (29 contra 36) e o Sporting de Braga 10 (27 contra 37), apesar de ter fechado com três triunfos.

Além do Benfica, cresceram pontualmente Rio Ave (cinco), Vitória de Setúbal, Marítimo e Boavista (todos três) e Tondela (dois), sendo que vila-condenses, insulares, ‘axadrezados’ e beirões subiram todos três lugares na classificação.

Em matéria de perdas, destaque para o Belenenses SAD, que ostenta menos 13 pontos, sendo que ainda alcançaram a dezena Moreirense e Portimonense. ‘Nega’ também para Vitória de Guimarães e Desportivo das Aves (três) e Santa Clara (quatro).

No que respeita à tabela classificativa, o conjunto do Jamor deu um ‘tombo’ de 10 posições, caindo de sexto para 16.º, logo acima da ‘linha de ‘agua’, o Portimonense perdeu nove, o Moreirense seis e o Santa Clara cinco.

Tags: