Portugal
Benfica acusa FC Porto de ansiar por "regresso a um passado de triste memória"
2019-12-09 12:45:00
"Dizer que só os burros falam de arbitragem era divisa de quem se habituou a decidir nomeações", acusam encarnados

O Benfica reagiu nesta segunda-feira às críticas portistas sobre a arbitragem do Jamor. Em causa o jogo entre Belenenses SAD e FC Porto, neste domingo, que terminou com empate e queixas dos dragões, que apontam um erro no lance que dá origem ao golo do conjunto da casa.

Na News Benfica, enaltece-se a exibição frente ao Boavista (que terminou em goleada por 4-1, no Estádio do Bessa) e o que os encarnados consideram ser "pressão" dos dragões sobre os juízes.

"Nunca, como nesta jornada, foi tão evidente a pressão exercida sobre as equipas de arbitragem, de quem anseia desesperadamente por um regresso a um passado de triste memória", apontam os encarnados, que recuperam uma célebre frase de Pinto da Costa - que um dia disse que "só os burros falam de arbitragem".

"Dizer que só os burros e os estúpidos falam de arbitragem era toda a divisa de quem se habituou a decidir nomeações, a premiar com viagens e fruta os mais fiéis servidores e para quem o VAR só é bom, por exemplo, como aquele que existiu na famigerada meia-final da Taça da Liga da época passada", refere a newsletter do emblema lisboeta.

O departamento de comunicação lembra a meia-final da Taça da Liga da época passada, classificando-o como "um dos momentos mais negros do futebol português".

"Ninguém ouviu o presidente e o treinador do FC Porto falarem do VAR, quando todos assistimos à falta sobre Gabriel que deu o primeiro golo ao FC Porto, à carga de Marega a anteceder o segundo golo ou à incrível anulação do golo do Benfica por um fora de jogo fantasma que daria o 2-2. Aí o VAR era exemplar e bom", refere o Benfica.

Apontam ainda o que consideram ser "errros de arbitragem", no campeonato, "que permitiram que, na época passada, o FC Porto beneficiasse de mais dez pontos do que deveria ou, já este ano, dos erros que lhes trouxe vantagens nos jogos com V. Guimarães, Santa Clara e Portimonense".

O clube da Luz volta a recordar a "célebre invasão do centro de treinos de árbitros, as ameaças sobre a progressão das suas carreiras, seus bens e seus familiares, o uso de material resultante do cibercrime para, deturpando-o, criar uma ficção, de quem, ano após ano, procura, através desta estratégia, compensar sucessivos insucessos desportivos e tapar os olhos aos seus associados".

Para o Benfica, o FC Porto alimenta um "discurso do ódio, de levantamento de suspeitas contra tudo e contra todos" e quer "responsabilizar sempre os outros pelas suas próprias falhas e pelos jogos menos conseguidos".

Tags: